São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pagamos o pato pelos ricos", diz Mantega

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, saiu da reunião do G20 (reúne as 20 maiores economias do mundo), na semana passada, em Washington, "bastante preocupado".
Ontem, em conferência na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, ele afirmou que os países avançados deixaram claro que irão buscar a desvalorização do câmbio para que possam exportar mais. "E nós é que pagamos o pato."
"Como estamos crescendo mais e temos um consumo mais elevado, eles [EUA e União Europeia] usarão o nosso consumo, o da China e de outros países [emergentes]", afirmou o ministro. "Como saída emergencial da crise, é aceitável que haja um reequilíbrio. Agora, que queiram nos próximos anos se reequilibrar à nossa custa não é possível, não vamos aceitar esse jogo."
Mantega afirmou ter dito ao secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, e ao presidente do Fed (o BC dos EUA), Ben Bernanke, que eles "estão causando um problema mundial. O dólar, como é a principal moeda de reserva de valor e de intercâmbio mundial, não pode olhar para o seu próprio umbigo, que é o que está acontecendo".
"Disse a eles que não vamos aceitar essa política. [...] Ou temos uma saída conjunta, que é a melhor coisa, ou então cada um buscará seus interesses."


Texto Anterior: Juro levará "paulada", diz Meirelles a Lula
Próximo Texto: WMcCann quer estar entre as 5 maiores até o fim do ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.