São Paulo, sábado, 27 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros futuros recuam na BM&F com tensão menor

Mas as taxas estão em nível maior que na última semana

DA REPORTAGEM LOCAL

A semana agitada elevou as projeções dos juros futuros e deixou o mercado financeiro em dúvida em relação a quanto a taxa básica poderá ser reduzida até o fim do ano.
Ontem as taxas recuaram no pregão da BM&F, mas fecharam em um nível acima do registrado na semana anterior. No contrato DI (Depósito Interfinanceiro) mais negociado, com resgate em janeiro de 2008, a taxa caiu de 15,82% para 15,34% ontem. No dia 19, esse contrato fechou pagando taxa de 15,10%.
No papel que vence no próximo mês, a taxa caiu de 15,40% na quinta-feira para 15,34% no pregão de ontem.
Números sobre renda e gastos dos americanos, que indicaram que a inflação está sob controle nos EUA, permitiu que o mercado tivesse um dia menos tenso ontem.
Os leilões de compra e venda de NTN-B (papéis públicos atrelados ao IPCA) que o Tesouro Nacional fez nesta semana ajudaram a acalmar os ânimos do investidores, especialmente os estrangeiros, que estavam tendo dificuldades para negociar os papéis.
Ontem o Tesouro fez o terceiro leilão desse tipo, recomprando 818,8 mil papéis e vendendo 816,1 mil.
Entre as próximas terça e quarta o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) irá realizar sua reunião periódica.
Há duas semanas, o mercado projetava uma redução de 0,75 ponto percentual na taxa básica Selic, que está em 15,75% anuais. Com as recentes turbulências, a expectativa mais forte é a de que haverá um corte de 0,50 ponto.
No pior momento da semana, houve analistas que afirmassem que eram grandes as chances de que o Copom preferisse manter a taxa básica da economia inalterada.

Copa
Ontem Bovespa e BM&F informaram que nos dias 13 e 22, quando haverá jogos da seleção brasileira pela Copa do Mundo de Futebol, seus pregões serão encerrados um pouco mais cedo, às 15h.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Telefônica quer parte da Portugal Telecom na Vivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.