São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2008

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Consumidor gasta mais com refeições fora de casa

Participação no orçamento chegou a 4,6% em 2007

TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

Os consumidores estão fazendo mais refeições fora de casa. Segundo pesquisa da LatinPanel, a participação no gasto médio domiciliar passou de 4% em 2006 para 4,6% no ano passado. Em contrapartida, as despesas com alimentação dentro do lar caíram de 19% para 17,8% nesse confronto.
Os dados foram divulgados ontem pela Apas (Associação Paulista de Supermercados). Entre as ações para driblar essa concorrência, o presidente da entidade, João Sanzovo Neto, aponta a ampliação do mix de pratos prontos nas gôndolas e investimentos em áreas para consumo dentro das lojas.
Com o aumento dos preços de produtos como feijão e arroz, Sanzovo avalia que o consumidor pode voltar a comer mais dentro de casa para reduzir os gastos com alimentação.
Já o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci Jr., prevê o efeito inverso com a inflação. Segundo ele, a alta nos preços dos pratos nos restaurantes variaram de 5% (mais sofisticados) a 15% (mais populares), dependendo do peso dos itens no cardápio, nos últimos seis meses. "Ficou mais caro comer dentro de casa."

Aumento da renda
Solmucci acrescenta ainda que dois fatores influenciam diretamente os gastos com alimentação fora do lar: o crescimento do número de mulheres no mercado de trabalho e o aumento da renda do trabalhador. Sem retração em um desses indicadores, afirma, não haverá diminuição nas despesas em restaurantes.
Ainda de acordo com a LatinPanel, o número de consumidores que afirmaram nunca comer fora de casa caiu de 38%, em 2006, para 24,2% em 2007. Entre os que têm esse hábito, a maior parte (33,8%) afirmou fazer isso "raramente", percentual que era de 26% em 2006.
Atentos a esse nicho, as grandes redes já prepararam o "contra-ataque". No Carrefour, líder do setor no Brasil, cerca de 80% dos super e hipermercados possuem uma rotisseria, onde é possível consumir lanches dentro das lojas.
No Wal-Mart, terceiro no ranking do ano passado, as vendas de pratos prontos cresceram 10,2% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2007. Só neste mês, a expansão chegou a 18%.
No Grupo Pão de Açúcar, que detém a vice-liderança do setor no país, as comidas prontas servidas na rotisseria apresentaram alta de 8% em 2007 e 10% neste ano. Boa parte das lojas do grupo oferece uma área para refeições ou lanches rápidos, com destaque para todos os formatos da bandeira Extra.
Sobre a fidelidade do consumidor aos canais de compra, a pesquisa apontou que 76% deles optam por mais de três para abastecer a despensa. No caso de congelados e refrigerados, 66% compram apenas em super e hipermercados. Em carnes e aves, esse percentual é de 41% e na peixaria, 33%.


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