São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RANKING GLOBAL

São Paulo e Rio são as cidades mais caras da América Latina

VINICIUS ALBUQUERQUE
DA FOLHA ONLINE

Devido à desvalorização do dólar, São Paulo e Rio se tornaram neste ano as cidades com o custo de vida mais elevado na América Latina, segundo pesquisa da consultoria Mercer. São Paulo passou de 119ª cidade mais cara do mundo no ano passado para a 34ª lugar neste ano. Já o Rio pulou foi 124ª a 40ª.
No último lugar do ranking de 144 cidades está Assunção, a capital do Paraguai.
Outras cidades latino-americanas onde o custo de vida está entre os mais baixos do mundo são Buenos Aires (142º lugar), Montevidéu (138º) e Caracas (136º).

"Sólido crescimento"
Segundo a Mercer, o principal fator a impulsionar o encarecimento das cidades foi a forte valorização do real frente ao dólar, "que ocorreu como resultado do sólido crescimento econômico e do aumento dos investimentos estrangeiros".
O real tem registrado alta ante o dólar desde 2003. No ano passado, o dólar caiu 12,4% em relação ao real. Já neste ano até ontem, houve queda de mais 4%.

Moscou cara
Nova York é a cidade tomada como referência para determinar as posições no ranking da Mercer. O custo de vida na cidade equivale a 100 pontos, mesmo resultado da capital norueguesa, Oslo. As duas dividiram a 10ª posição neste ano, embora Oslo tenha se mantido na mesma posição enquanto Nova York subiu três.
Na primeira posição ficou Moscou, com 123,9 pontos, superando Seul (Coréia do Sul) e Tóquio. A capital japonesa caiu de primeiro para terceiro lugar no ranking deste ano.
A pesquisa da Mercer é feita em 144 cidades e mede o custo comparativo de mais de 200 itens em cada localidade, incluindo moradia, transporte, alimentação, vestuário, utilidades domésticas e lazer. A enquete foi realizada em março, e a escolha das cidades no ranking é baseada na demanda por parte de empresas e organizações governamentais.


Texto Anterior: Superávit acumulado da balança cai 5,7%
Próximo Texto: Telefonia: Fixo pré-pago começa a valer neste sábado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.