São Paulo, sábado, 27 de junho de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

CNI lança ação de incentivo à inovação com apoio do BNDES

Com a participação de dezenas de empresários e apoio do BNDES, a CNI acaba de criar o MEI (Movimento Empresarial pela Inovação), cujo objetivo é mobilizar as grandes empresas e o governo para uma agenda voltada para a inovação.
Para o presidente da CNI, Armando Monteiro, a crise econômica vai exigir que as empresas se tornem cada vez mais competitivas e daí a necessidade de incentivar o investimento em inovação. Segundo ele, o Brasil já tem uma série de desvantagens competitivas, nas áreas tributária, de logística e de captação de recursos, e as dificuldades vão aumentar se não for dada a devida importância à inovação.
"Nós temos que trabalhar nessas duas agendas. Tanto na correção dos problemas que remanescem como no incentivo à inovação", diz Monteiro.
As empresas ainda investem muito pouco em inovação, apesar de já existirem linhas de financiamento com incentivos fiscais. O programa de inovação da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), por exemplo, só conseguiu atrair 130 empresas em 2006 e 291 em 2007. Já o BNDES só tem 232 empresas na carteira.
"Para o tamanho do Brasil, esses números são desprezíveis", diz Pedro Wongtschowski, presidente do grupo Ultra e um dos membros do novo movimento criado pela CNI.
A CNI já realizou até agora três reuniões em São Paulo. A última foi ontem. Luciano Coutinho, presidente do BNDES, participou de todos os encontros e tem sido também um dos grandes incentivadores dessa nova frente. Ontem, por exemplo, ele disse que o governo deve anunciar novas medidas voltadas para a inovação. Entre elas, o uso do cartão BNDES para esse fim.
Esses encontros tem recebido pesos pesados como Jorge Gerdau (grupo Gerdau), Josué Gomes da Silva (Coteminas e Iedi), Cledorvino Belini (Fiat) e Bernardo Gradin (Braskem).
Em julho, o grupo vai promover novas reuniões para discutir uma estratégia para estimular as empresas a investirem em inovação. As propostas serão apresentadas no Congresso de Inovação, que será realizado em 19 de agosto, em São Paulo, quando será extraído um manifesto pela inovação a ser apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Armando Monteiro quer criar no Brasil uma mobilização em torno da inovação semelhante a que ocorreu nos anos 90 com os movimentos empresariais pela qualidade e produtividade.

AMEAÇA
A obra de reforma do Palácio do Planalto corre o risco de ser embargada pelo governo do Distrito Federal. O problema é que o governo federal iniciou a obra sem ter obtido ainda o alvará de modificação do projeto, que é necessário para esse tipo de reforma.

TIJOLO
O Palácio do Planalto já deu entrada no processo na semana passada, mas o documento ainda não foi aprovado. O governo do Distrito Federal e o Palácio do Planalto estão em conversações. Se o alvará não for liberado até o início da próxima semana, a obra pode ser interrompida.

FRANQUIA
A loja de franquias Franchise Store foi credenciada pelo Banco do Nordeste para assessorar franqueadores e franqueados interessados em obter financiamentos com taxas de juros diferenciadas para implantar ou expandir negócios na região Nordeste e no Semiárido, incluindo também partes dos Estados do Centro-Oeste e Minas Gerais.

TRIGO
O pacote de medidas a ser anunciado na segunda pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) deve incluir também a manutenção de isenção do PIS/Cofins para a farinha de trigo e para o pão francês.

CASA
A quinta edição do Feirão Caixa da Casa Própria depois de passar por Rio de Janeiro, Curitiba, Uberlândia, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Recife, Porto Alegre e Fortaleza, contabilizou volume superior a R$ 5 bilhões referentes a 67 mil negócios fechados. O público que visitou os eventos chega a quase 500 mil pessoas. Em 2008, o Feirão contabilizou mais de R$ 4 bilhões em 56 mil negócios fechados.

AQUECIMENTO
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) se reúne na próxima terça-feira, em São Paulo, com empresários do setor químico e petroquímico. Na pauta, economia sustentável, aquecimento global e desafios da indústria para os próximos anos.

AGENDA
O Extra.com.br, braço de comércio eletrônico de não alimentos do Grupo Pão de Açúcar, criou a Entrega Extra Agendada, um serviço para que o consumidor programe as entregas. Em 2008, a operação de comércio eletrônico teve aumento de 168% ante o ano anterior.

AMBIENTE
A Britcham (Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil) vai promover um café da manhã, na segunda-feira, no TozziniFreire Advogados, em São Paulo. Rômulo José Mello, presidente do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), vai participar do evento. O tema em debate será "Compensação Ambiental: Novos Contornos".

FUSÃO
A empresa de auditoria e consultoria Crowe Horwath RCS registrou em maio um aumento nas solicitações para os serviços de avaliação de empresas e "due dilligence" de 40% em relação à média do primeiro trimestre. O índice sinaliza retomada no mercado de fusões e aquisições, segundo Raul Corrêa, presidente da Crowe Horwath RCS. A avaliação de empresas e as "due dilligences" são necessárias para companhias que serão vendidas, incorporadas, estão em processo de fusão ou para realização de joint ventures. De acordo com Corrêa, a partir de outubro, quando a crise se aprofundou, muitas empresas que estavam estudando ou preparando compras ou fusões interromperam o processo. "No início de 2009, estes serviços praticamente pararam. Agora percebemos a retomada", afirma.

NA BALANÇA
Os sócios Dionísio Nunes Freire Jr. e Ricky Marcelini acabam de inaugurar o restaurante Samba, nos Jardins, em SP. O conceito "fresh food", de comida saudável, foi importado de modelos da Europa e dos EUA. "Queremos expandir por franquias e o critério para a escolha dos destinos inicialmente será o clima. Já pensamos em Brasília e Goiânia, além de outras lojas em São Paulo", diz Freire.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Redução atual de IPI valerá por mais 3 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.