São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandelson volta a atacar americanos

DA BLOOMBERG

Peter Mandelson, comissário para o Comércio da União Européia, disse ontem que os Estados Unidos têm de dar uma "boa e fundamental olhada" no que podem fazer para reduzir seus subsídios agrícolas e reativar as negociações no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Mandelson disse que a falta de vontade dos EUA em fazer qualquer oferta de cortar os recursos a seus produtores rurais levou Pascal Lamy, diretor-geral da OMC, a suspender as conversações.
"Os EUA têm de dar uma boa e fundamental olhada em todo o setor agrícola e descobrir o que estão preparados para oferecer em contrapartida às grandes exigências que eles estão apresentando", declarou Mandelson. "Isso não é uma briguinha" entre os EUA e a UE, disse Mandelson. "Se isso fosse apenas uma briguinha, seria menos fundamental."
Ontem os EUA disseram que os comentários de Mandelson sobre a inflexibilidade norte-americana eram "falsos e induziam a conclusões erradas".
Mandelson diz que, embora os EUA possam ter "razões políticas compreensíveis", suas exigências são "totalmente desproporcionais" em relação ao que o país pretende oferecer.


Texto Anterior: Perfil: Aos poucos, ela domina a sala de marmanjos
Próximo Texto: Suspensão põe fim de subsídios em dúvida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.