São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Para usineiros, problemas são isolados

DA SUCURSAL DO RIO

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar afirma que os problemas trabalhistas são isolados e não representam a realidade do setor.
"São casos pontuais", diz a entidade, que congrega 117 usinas de etanol e açúcar.
"A Unica há muito tempo não perde tempo para dizer que não existe problema no setor. Um setor que atinge a escala que este atingiu vai ter problemas, a serem enfrentados o tempo todo, continuamente. Não há nenhum setor desse tamanho em que não se encontrem problemas. Só que as pessoas não procuram os problemas nos outros setores, porque eles não estão no holofote."
Para a Unica (pronuncia-se "única"), "as exceções são transformadas em regra. Não se dá nenhum crédito aos avanços no setor".
Mais: "Só se procuram as exceções, transformadas em reportagem. Isso [os problemas do trabalho] não é amplo, não é generalizado. Há vários avanços de postura. A Unica não aceita que se coloquem questões pontuais e isoladas como regra do setor. Elas não são a regra".
A Unica se pronunciou sobre o temor do ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, de que o Brasil seja acionado em organismos internacionais devido às condições de trabalho nos canaviais: "Isso já ocorre periodicamente. Esse problema nasce no próprio Brasil. É no Brasil que se levantam essas questões dessa forma, fora de contexto".
(MM)



Texto Anterior: Governo vê trabalho "penoso" na cana
Próximo Texto: Paralisação: Movimento de bóia-fria ganha adesão em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.