São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

Receita publicitária de jornais cresce 20% no 1º semestre

Novas estratégias e economia forte elevam ganho

DA REPORTAGEM LOCAL

A receita publicitária dos jornais atingiu R$ 1,6 bilhão no primeiro semestre de 2008, com crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número também permitiu que os jornais aumentassem sua participação no bolo publicitário do país, mesmo com o crescimento do mercado como um todo.
De acordo com o Projeto Inter-Meios, entre janeiro e junho deste ano, todos os meios de comunicação faturaram R$ 9,5 bilhões com publicidade, com crescimento de 16,3% sobre o mesmo período de 2007. Os jornais responderam por 17,2% desse total em 2008. No primeiro semestre de 2007, a participação ficou em 16,7%.
Segundo a ANJ (Associação Nacional dos Jornais), o aumento de participação num mercado já em alta deveu-se a estratégias bem-sucedidas do setor no momento de crescimento da economia. Entre elas estão preços competitivos para agências e anunciantes, formatos criativos de propagandas e crescimento da circulação, de 8,1% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).
Além disso, o crescimento dos mercados imobiliário e automotivo também impulsionaram os números recordes do setor e a tendência de alta já verificada em 2007.
Com a desaceleração do ritmo de crescimento previsto para o segundo semestre, a ANJ espera que, até o fim do ano, continue havendo incremento na receita, mas em percentuais menores. De acordo com a entidade, as empresas da área conseguiram recuperar o terreno perdido no início da década e têm aproveitado o bom momento para se fortalecer.
Outros setores da comunicação também apresentaram alta em suas receitas no primeiro semestre deste ano.
As TVs abertas viram seu faturamento com publicidade aumentar em quase 15% em relação ao primeiro semestre de 2007, atingindo R$ 5,6 bilhões entre janeiro e junho deste ano.
Com bases de comparação muito menores, TV paga e internet também tiveram forte crescimento. As TVs por assinatura elevaram suas receitas em 25,5%, chegando a R$ 312 milhões no período, ou 3,3% do bolo total. Já as empresas de internet cresceram 45%, indo a R$ 321 milhões (3,4% do total).


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.