São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

ALESSANDRA KIANEK - akianek@folhasp.com.br

SITUAÇÃO CRÍTICA
A situação dos cafezais no sul de Minas Gerais está bastante crítica, segundo Joaquim Goulart de Andrade, gerente de desenvolvimento técnico da Cooxupé. As plantas já estão perdendo as folhas, devido à falta de chuva e ao calor. Além disso, as condições estão favoráveis para o ataque de pragas, como o bicho mineiro.

SAFRA MENOR
De acordo com Andrade, já é fato que a safra brasileira de café 2008/9 será menor que a esperada, mas ainda não é possível calcular os prejuízos. Devido a chuvas acima da média em junho e julho, alguns cafezais tiveram a florada antecipada.


DEFLAÇÃO MAIOR 1
Pela segunda semana seguida, os preços agropecuários voltaram a cair em São Paulo. Segundo o IEA, na terceira quadrissemana deste mês a queda dos preços pagos aos produtores foi de 1,2% -mais acentuada que na quadrissemana anterior, quando ficou em 0,6%.

DEFLAÇÃO MAIOR 2
A retração foi puxada pela queda nos preços da cana (-2,9%), da laranja (-21,4%) e das carnes bovina (-3,1%) e de frango (-3%). De acordo com o IEA, a baixa no preço da laranja acontece devido ao período de safra. Já a queda da carne bovina está associada à ligeira retração das vendas no varejo.

ALÍVIO NA INFLAÇÃO
A consultoria Austin Rating atribui a estabilidade da inflação medida pelo IPC-Fipe à normalização da oferta dos produtos agrícolas. O efeito de alta nos últimos meses foi motivado pelo período de entressafra, porém se estendeu por um tempo maior em virtude do prolongamento da estiagem, bem como pelo aumento do preço de algumas commodities no mercado internacional.

NOVO PATAMAR
O trigo voltou a bater recorde na Bolsa de Chicago. Ontem, com alta de 3,4%, o primeiro contrato fechou negociado a US$ 9,1725 por bushel. Nos últimos 30 dias, o trigo acumula aumento de 26%, devido a preocupações de menor oferta.

GENÉTICA
A proximidade da estação de monta, em outubro, requer atenção redobrada do pecuarista. Alan Fraga, da associação de criadores de simental e simbrasil, recomenda que os produtores aproveitem o momento favorável para investir no melhoramento genético. Assim, terão animais produtivos na próxima safra, quando os preços poderão estar maiores.

EXPANSÃO AVÍCOLA
A Alltech deve encerrar este ano com crescimento de 25% no setor avícola. A empresa aproveita o bom momento do setor no Brasil, que, segundo o Usda, deve aumentar em 9% as exportações de carne de frango neste ano. Para 2008, a empresa projeta crescer mais 20%.


Texto Anterior: Combustíveis: Petrobras vai fazer álcool em Goiás e Mato Grosso
Próximo Texto: Governo dará palavra final sobre tarifas, diz Mantega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.