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Volks aponta nova falha no Fox, Voyage e Novo Gol
Modelos com motor 1.0 já haviam sido convocados para um recall há um mês
Defeito no motor causa ruído alto e repetido; montadora estima que 1 em cada 1.000 carros tenham o problema, que será reparado de graça
FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
Um mês após anunciar o recall dos modelos Novo Gol, Fox
e Voyage, a Volkswagen volta a
detectar problemas nos motores 1.0 (EA111) que os equipam.
O defeito agora seria nas partes móveis do motor, como tuchos. Causa um barulho alto e
repetido, semelhante ao de
uma britadeira, e pode aumentar se o motorista não levar o
carro a uma concessionária. A
montadora afirma que ainda
não descobriu sua causa.
Em nota, a Volkswagen afirmou que irá substituir gratuitamente os componentes afetados e que dá garantia de três
anos para o motor e o câmbio,
sem limite de quilometragem.
Nas concessionárias, a montadora autorizou a troca de alguns motores 1.0 em garantia,
mas não detectou o problema
nos motores 1.6 -haveria mais
300 mil unidades com suspeitas de problemas-, também
usados em Gol, Fox e Voyage,
além de Polo e Saveiro.
Segundo José Loureiro, gerente de engenharia da Volkswagen, não é caso de convocar
um recall. "O problema não afeta a segurança dos ocupantes."
Ele descarta a relação dos novos problemas com o outro recall -por defeito no sistema de
partida a frio- e analisa a contaminação do óleo por partes
metálicas, o que poderia ocasionar o ruído.
Segundo o engenheiro, não
há risco de explosão ou de fadiga no motor. "Detectamos alguns motores com nível de óleo
mais baixo", conta Loureiro.
Ele admite que, se o óleo todo
baixar, pode haver problema de
lubrificação até o motor fundir.
"Aconselhamos o proprietário
a checar o nível de óleo a cada
vez que abastecer o tanque."
A Volkswagen não sabe o número exato de unidades atingidas. "Trabalhamos com uma
proporção de um caso para cada mil carros", afirma Loureiro.
Ele calcula que tenham sido
vendidos 300 mil Novo Gol e
Voyage e 100 mil Fox fabricados desde 2008.
O primeiro caso foi detectado
pela montadora há um mês.
Concessionários, porém, dizem
já ter recebido reclamações há
mais de quatro meses. A Volkswagen não soube explicar por
que o problema só surgiu agora,
já que o Fox usa esse mesmo
motor desde 2004 e não houve
mudanças na produtivo em São
José dos Pinhais (PR).
O jornalista viajou a convite da Volkswagen
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