São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA


AVIAÇÃO


Empresas aéreas são acusadas de cartelização

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) instaurou processo administrativo contra dez companhias aéreas, nacionais e estrangeiras, para apurar a suposta formação de um cartel internacional.
A abertura do processo foi publicada no "Diário Oficial" da União de ontem. As empresas investigadas são: Varig, Rio Sul/ Nordeste, Transbrasil, TAM, United Airlines, Continental Airlines, American Airlines, Delta Airlines, British Airways e Lufthansa.
A secretaria iniciou as investigações a partir de denúncia da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens). A entidade acusou as companhias de terem reduzido os percentuais de comissão das agências sobre a venda de passagens aéreas.
A redução ocorreu entre 13 e 19 de janeiro, e o percentual foi o mesmo. A comissão caiu de 10% para 7% (bilhetes nacionais) e de 9% para 6%, (internacionais).
A SDE vai analisar se as companhias adotaram conduta comercial uniforme, praticaram (em acordo com concorrentes) preços e condições de venda, impuseram condições de pagamento e comercialização de serviços ou criaram dificuldades ao funcionamento de outras empresas.
As empresas foram notificadas e poderão apresentar defesa. A Folha tentou entrar em contato com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, no Rio de Janeiro, mas ninguém atendeu as ligações. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)

Texto Anterior: Sindicato diz que troca facilita privatização
Próximo Texto: Bebidas: Governo abre processo contra grupo Coca-Cola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.