São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Otimismo
Apesar do ritmo lento do crescimento, o empresariado está otimista. Essa é a conclusão da Sondagem Industrial, do Ibre/ FGV. Segundo a pesquisa, que será divulgada hoje, para 58% dos empresários, a situação dos negócios deve melhorar no primeiro semestre. Apenas 6% acham que vai piorar.

Mercado imobiliário
O mercado imobiliário de São Paulo fechou 2003 com um estoque de 7,75 milhões de m2 úteis de escritórios, segundo a Cushman & Wakefield Semco. Desses, 20,9% são classe A, 25,8%, classe B, e 53,3%, classe C. O estudo será apresentado hoje, em evento da Aecom (associação de edifícios comerciais).

Desembarque
Jürgen Hambrecht, CEO mundial da Basf desde maio de 2003, vem ao Brasil pela primeira vez desde que assumiu a função. Hambrecht apresenta hoje, na sede da empresa, a nova identidade corporativa da Basf e as estratégias para o futuro.

Empreendedorismo
Francisco Miele Neto (Simpec) assume interinamente, amanhã, a presidência da CBTE (Central Brasileira dos Trabalhadores e Empreendedores), em substituição a José Avelino Pereira. Miele Neto inaugura na CBTE um serviço de consultoria para trabalhadores informais e futuros microempreendedores.

Lotecas
As operações na rede lotérica da Caixa cresceram 9,49% no ano passado em relação a 2002, quando ocorreram mais de 2,6 bilhões de transações. Em 2003, esse número saltou para 2,9 bilhões. A operação mais realizada na rede é para pagamento de contas de prestadores de serviços (595.660.699).

Financiamento on-line
A Acrefi e a Fenabrave criaram a Clicar, central on-line de financiamentos. O objetivo de projeto é reduzir o tempo de aprovação de financiamento de um automóvel. Segundo a Fenabrave, há no país 6,65 milhões de operações de compra e venda de veículos por ano -36,6% têm algum financiamento.

Governança
A KPMG vai lançar no Brasil o Audit Committee Institute. A iniciativa visa aprofundar o debate sobre o papel dos comitês de auditoria nas questões sobre governança corporativa e processos de apresentação de relatórios financeiros.

Novo slogan
Líder no segmento de crackers individuais, com mais de 60% de participação, segundo dados da AC Nielsen, o novo slogan do biscoito Club Social agora é "Leve o dia numa boa", em substituição ao "Legal de levar".

Bala na agulha
O Grupo Schincariol patrocinou o Fashion Rio e realiza no litoral o Nova Schin Board Games. A estratégia deste verão culmina no Carnaval -a empresa será a patrocinadora oficial em São Paulo, Rio e Salvador. A verba de marketing para este ano é de R$ 180 milhões, 50% a mais que em 2003.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Crédito à indústria

Em 2003, o crédito no Brasil sofreu mais um revés, e a indústria foi o setor mais atingido. Essa é a opinião de Júlio Sérgio Gomes de Almeida, do Iedi.
Segundo ele, considerando o sistema financeiro como um todo, a evolução nominal do saldo de operações de crédito ao setor privado foi de 8,7%, abaixo da inflação do período (IPCA), de 9,3%. Em termos reais, a redução foi de 0,6%. Somente a agropecuária e o crédito a pessoas físicas registraram crescimento (18,6% e 5%, respectivamente). O crédito à indústria foi o que mais se retraiu: -6,5%.
A queda foi bem mais acentuada no crédito concedido pelas instituições financeiras privadas. O crédito total ao setor privado declinou 4,8% e o crédito à indústria caiu 8,6%.


Próximo Texto: Público e privado: Empresário tem que chorar menos, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.