São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metodologia de cálculo do PIB muda neste ano

DA SUCURSAL DO RIO

O PIB divulgado hoje pelo IBGE será o último com a atual metodologia. No final de março, serão divulgados os dados do crescimento econômico desde 1995 recalculados a partir da nova base.
Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais do IBGE, disse que uma das principais mudanças está no modo de medir a produção dos governos, hoje estimada apenas pelo crescimento populacional.
Serão utilizados dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) e de pessoal ocupado na administração pública.
Especialistas dizem que essa inovação deve elevar o crescimento do PIB, já que o aumento da população está estagnado em torno dos 2% nos últimos anos.
O IBGE criou ainda um modelo para calcular a produção das empresas do sistema financeiro, utilizando dados do Banco Central. Antes, o crescimento do setor acompanhava a média da economia.
O IBGE também usará dados da Imposto de Renda Pessoa Jurídica como mais uma fonte de dados da produção de empresas.
A Receita Federal só fornecerá informações por setores, preservando o sigilo fiscal das companhias.
Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais do IBGE, não quis prever se as alterações resultarão num crescimento maior nos anos anteriores.

Interferência política
O coordenador do IBGE negou interferência política na mudança. Afirmou que a revisão segue padrões internacionais e apenas comunicou o governo das alterações feitas na metodologia.
Na elaboração das nova metodologia, o IBGE, diz Olinto, discutiu e recebeu sugestões de vários usuários dos dados do PIB tanto da iniciativa privada como do governo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Pesquisa: No Brasil, jovens são metade dos desempregados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.