São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Empresa diz que produto foi usado de forma errada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ (MT)

O diretor de relações institucionais da Bayer CropScience, Peter Ahlgrimm, afirmou que o Stratego é um fungicida eficiente, mas foi usado de forma incorreta pelos agricultores que tiveram prejuízos.
Ahlgrimm diz que o Stratego é um produto para prevenir, e não para curar a ferrugem da soja.
"Se a doença já estiver na lavoura, ele [o Stratego] não vai controlar. O ponto certo de aplicação do Stratego não ocorreu [nos casos onde houve perdas]", afirmou o diretor.
"Em janeiro de 2004, houve excesso de chuvas na região [MT]. Com esse excesso, os agricultores possivelmente não tiveram condições de aplicar o produto preventivamente conforme a recomendação [do fabricante]", acrescentou Ahlgrimm.
"E, como houve um surto da doença, eles utilizaram o produto preventivo para controlar uma doença que já estava instalada. Imaginamos que isso tenha sido o problema deles."
Conforme o diretor, o Stratego continua no mercado e faz parte "do tratamento padrão de controle da ferrugem nos Estados Unidos". Ele não divulga números sobre o uso do produto nas safras seguintes (2004/5 e 2005/6). Disse que, na safra 2003/4, o produto tratou de 4,2 milhões de hectares de soja no Brasil.

Estudo
Com relação ao estudo organizado pela Embrapa, Ahlgrimm desqualifica o trabalho.
"Onde [o Stratego] foi aplicado preventivamente deu resultado igual aos melhores tratamentos. Misturaram todos os ensaios [aplicações de testes] e daí se tirou uma média. Isso deu ao Stratego, em aplicações curativas, [um índice] inferior a produtos como o Folicur. Misturaram a análise preventiva com a curativa", afirmou o diretor.
Ainda segundo o diretor, 25% da área de Mato Grosso onde houve controle da ferrugem foi tratada com Stratego. "Nós estamos falando de 1,6 milhão de hectares", afirmou.
A Bayer também afirma não existir "uma enxurrada de ações" judiciais de descontentes com o Stratego. "Nós temos registradas em Mato Grosso 20 ações. Existem mais 15 ações em Minas Gerais e uma em Goiás", afirmou o diretor.
"Temos um levantamento indicando que no Brasil foram tratados 4,2 milhões de hectares com Stratego. O índice de satisfação foi acima de 96%."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Se um ganhar, outros também irão à Justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.