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Serviço de compra coletiva pela internet chega ao país
Inspirado em tendência de negócios nos EUA, PeixeUrbano estreia nesta semana
Receita do site, que serve de marketing para empresas, vem de comissões sobre as vendas; portal foi criado por representante do Facebook
MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL
Junte um grupo de amigos e
ganhe descontos de mais de
50% em bares, restaurantes,
salões de beleza, academias e
outros serviços na sua cidade. É
isso que propõe o PeixeUrbano,
"start up" que estreia na internet nesta semana no Brasil.
Inspirado nos sites americanos Groupon, LivingSocial e
Twongo, que viraram febre nos
Estados Unidos no último ano,
o PeixeUrbano usa a web para
conectar clientes e prestadores
de serviço do mundo real.
Assim como nos sites americanos, usuários cadastrados recebem um e-mail por dia com
uma superpromoção. Pode ser,
por exemplo, um cupom de
R$ 40 que vale para um gasto de
R$ 80 em uma churrascaria. Ou
desconto na matrícula de um
curso de inglês ou na academia
de ginástica.
O cliente compra o cupom de
desconto no site, imprime e depois é só apresentar no estabelecimento. Para que tudo funcione, basta que pelo menos 20
pessoas se interessem pela promoção. Para isso, o PeixeUrbano conta com o boca a boca virtual das redes sociais.
Criado por Júlio Vasconcellos -jovem de 29 anos que
passou os últimos cinco no Vale
do Silício e acaba de assumir o
posto de representante do Facebook no Brasil-, e Alex Tabor -também de 29, americano desenvolvedor de software
que está há oito anos no país-,
o site está baseado em um modelo de negócios que se beneficia da força viral da web.
Mas, diferentemente de muitos negócios que, apesar do
grande sucesso, penam para se
mostrar rentáveis (como Facebook, Twitter e Youtube), o
modelo de compra coletiva é
remunerado via comissão sobre as vendas, paga pelo estabelecimento comercial. Quanto
mais pessoas comprarem o cupom, mais receita para o PeixeUrbano. Para simplificar, os
sites de compra coletiva limitam as ofertas a uma por dia.
Com esse limite, o crescimento
se dá via expansão geográfica.
"O Groupon, que é o mais antigo, já tem lista de espera de
seis meses para as empresas
que querem oferecer descontos", diz Vasconcellos.
Para as empresas, os sites de
compras coletivas funcionam
como uma ferramenta de marketing. "Além das pessoas que
se interessam pela promoção e
querem conhecer e experimentar o serviço, as empresas ganham exposição junto a todo
mundo que está cadastrado para receber as mensagens", diz
Vasconcellos, que está contratando uma equipe de redatores
de publicidade para escrever o
texto dos e-mails com as ofertas. O serviço começará no Rio
e, em duas semanas, chegará a
São Paulo. A ideia é atingir sete
cidades nas próximas semanas.
O PeixeUrbano trabalha com
uma tecnologia que permite
aprimoramentos diários no site, a partir do conceito de inovação rápida que Vasconcellos
está trazendo do Vale do Silício.
"Isso permite lançar um produto que não está 100% pronto,
mas está "usável" e ir aprimorando a partir do feedback dos
usuários", diz ele, que, nos últimos três anos, foi vice-presidente da Experience Project,
portal de redes sociais para pessoas com interesses afins, com
mais de 4 milhões de usuários.
Cansado dos EUA e entusiasmado com as perspectivas da
economia brasileira, ele conta
que pediu demissão para tocar
o PeixeUrbano. O convite para
representar o Facebook veio
em seguida.
Investimento do bolso
Além de Vasconcellos e Tabor e de uma equipe de redatores, o PeixeUrbano terá representantes comerciais em cada
cidade para buscar a adesão de
mais empresas. A dupla, que se
conheceu em um voo dos Estados Unidos para o Rio há cinco
anos, não fala em projeções de
faturamento. O investimento
para dar início ao projeto saiu
do próprio bolso.
"Gastamos muito pouco, na
verdade, pois fizemos praticamente tudo sozinhos", diz Vasconcellos, responsável pela
área comercial e de produto
-Tabor cuida da parte de software. A dupla ainda não tem escritório e fez tudo de casa.
Vasconcellos conta que há
conversas com alguns investidores de fundos de venture capital e fundos anjo -que investem em empresas nascentes-,
mas não há nada fechado.
Um mês antes da estreia, o site entrou no ar para as pessoas
fazerem cadastro. Oferecendo
um vale de R$ 10 para quem
chamar amigos, Vasconcellos
espalhou o link criando páginas
nas redes sociais. Ele não revela
quantos usuários já se cadastraram, mas diz que espera chegar a 20 mil por cidade no dia
do lançamento, previsto para
terça ou quarta-feira.
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