São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS

Justiça determina abertura de processo contra a Toyota

LORENNA RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo para apurar se houve demora no recall feito pela Toyota nos veículos modelo Corolla e se o procedimento está sendo feito como determina a lei.
De acordo com o diretor do departamento, Ricardo Morishita, o órgão continuará com investigação paralela para averiguar se a causa dos problemas encontrados por donos do carro é mesmo o deslocamento do tapete, como alega a empresa.
"Tenho quatro consumidores declarando no processo que houve aceleração involuntária e que não foi o tapete. Isso [o recall] não invalida as outras investigações."
A Toyota terá dez dias para enviar ao DPDC toda a documentação relativa ao recall, incluindo o plano de mídia especificando os jornais, emissoras de rádio e de televisão e os horários em que serão veiculados anúncios chamando os donos do Corolla para verificação e troca do tapete. Se o ministério concluir que houve demora na realização do recall ou houve falhas no processo, a montadora poderá ser multada em até R$ 3 milhões.
"O ponto mais importante é que ela comece logo o recall. Tudo isso será analisado no processo", diz Morishita.
O recall do Corolla foi anunciado na semana passada, após reunião da Toyota com o DPDC e com Procons estaduais. A venda do carro foi suspensa em Minas Gerais após consumidores relatarem problemas de aceleração involuntária com o veículo. Em um dos acidentes, houve perda total, e a condutora sofreu ferimentos leves.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Tecnologia: Jornalista que apresentou o novo iPhone é alvo da polícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.