São Paulo, terça, 28 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gasolina provoca mais deflação, diz Fipe

ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local

A queda no preço dos combustíveis deve aumentar a deflação em São Paulo no mês que vem.
Com a gasolina mais barata, Heron do Carmo, coordenador do índice do custo de vida da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), diz que a deflação de agosto será ainda maior que a previsão inicial de 0,4%.
Cada ponto percentual de redução no preço da gasolina para o consumidor representa diminuição de 0,035 no índice da Fipe.
Se houver queda de três pontos, a deflação de agosto deve ir para 0,51%, calcula Carmo. O combustível é responsável por 3,5% das despesas mensais dos paulistanos.
A empresa de consultoria Tendências fez nova estimativa sobre o índice da Fipe para este ano, já considerando os preços mais baixos do combustível.
Em vez de uma inflação de 1,68%, como previsto anteriormente, a cidade de São Paulo deverá ter alta de apenas 1,58% no custo de vida este ano.
De janeiro a junho deste ano, o preço da gasolina para o consumidor caiu 2,2% em São Paulo. A queda foi provocada pela maior concorrência entre os postos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.