São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Setor de cimento espera retração em agosto

Os fabricantes de cimento já sentem uma queda no consumo em agosto. O excesso de chuvas e a demora para iniciar as obras dos empreendimentos beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida são apontados como razões para a retração das vendas.
O presidente do Snic (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento), Sérgio Maçães, espera uma queda entre 4% e 5% em agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Em julho, as vendas de cimento recuaram 5,5%. "Essa queda já foi reflexo das chuvas."
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que choveu cerca de 280% mais em julho que a média do período. "Quando chove, o consumo de cimento para."
A queda no consumo de cimento também é consequência da redução no volume de lançamentos imobiliários, já que o segmento ainda é o principal motor dessa indústria no país.
A esperança do setor é que o programa Minha Casa, Minha Vida reaqueça o mercado imobiliário, e, consequentemente, a construção civil.
O cenário para o setor de cimento se inverteu com a crise. Em 2008, as vendas do produto se expandiram 14% e o governo temia um desabastecimento.
Agora, a expectativa para este ano é de crescimento nulo do consumo de cimento, mas ainda assim o Snic considera um resultado otimista diante do tamanho da crise global.
Mesmo sem crescer, o Brasil vai subir uma posição no ranking de consumidores do produto neste ano, caso as projeções do Snic se confirmem.
O consumo previsto de 51 milhões de toneladas de cimento no Brasil será o quarto do mundo em 2009. Os três primeiros devem ser China, Índia e EUA, respectivamente.
"Vamos ganhar uma posição no ranking global de 2009 sem crescer. O consumo nos outros países é que vai se retrair."
Segundo as projeções do Snic, a Rússia e a Espanha lideram as retrações. O consumo de cimento nestes países deve cair mais de 20% em 2009.

CABIDE
Roberto Coelho, representante no Brasil da marca inglesa de roupas masculinas Gola, se prepara para abrir a primeira loja própria da marca no país, que já opera aqui há dois anos em multimarcas. Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a primeira unidade será aberta no shopping Morumbi, em São Paulo. Coelho afirma que no plano de expansão da marca no país já estão previstas outras cinco unidades, que poderão ser abertas em Florianópolis, Brasília, Recife ou outras.

ESPUMANTE
Com investimento de R$ 2,5 milhões, será realizada no domingo a terceira edição do Promenade Chandon, evento que ocorre na região da rua Oscar Freire, em SP, promovido pela Chandon. Neste ano, a região recebe cenografia de Daniela Thomas e atrações culturais com trilha sonora inspirada na França. O evento dobrou o consumo da marca desde a sua primeira edição, em 2007.

EM CAETÉS
O filme "Lula, o Filho do Brasil", dirigido por Fábio Barreto, deve ser lançado em novembro, em Caetés (PE), cidade natal de Lula, que estará na cerimônia. Quem já assistiu a cenas do filme diz que é mais emocionante do que "2 Filhos de Francisco", sucesso do cinema nacional.

PISTA
A Suzuki Veículos vai vender um novo carro no Brasil, o hatchback SX4, em setembro. Pela primeira vez, o lançamento será feito no Twitter e haverá uma promoção do veículo criada pela agência Africa.

ESCOLA
Harry Kraemer, eleito o melhor professor de 2008 pela Kellog School of Management, Luiz Trabuco (Bradesco), Roberto Setubal (Itaú Unibanco), Roger Ingold (Accenture), Pedro Janot (Azul), Guilherme Loureiro (Unilever México) e outros se reúnem no próximo dia 31 para o encontro de ex e atuais alunos do mestrado profissional em Administração da EASP-FGV (Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Nova opção para FGTS deve render mais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.