UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garantia coloca plano em risco, diz sindicato

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

DA AGÊNCIA FOLHA

O presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado de São Paulo, José Ciaglia, disse que a abertura de linhas de crédito para aquisição de embarcações nacionais e modernização da frota pesqueira ficará comprometida caso não haja flexibilização das garantias exigidas de quem contrair o financiamento.
"A garantia, pelo menos até onde se sabe, é o próprio bem e mais 50% de garantia real. Se não houver um relaxamento disso, não adianta", afirmou.
O Tesouro Nacional ainda está em fase de análise sobre as garantias de crédito.
Ciaglia se disse favorável ao financiamento da importação de barcos pesqueiros, proposta defendida pelo próprio setor e encaminhada ao governo por meio do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura. O plano do governo, porém, prevê que apenas as embarcações fabricadas no Brasil poderão se beneficiar da nova linha de financiamento.
O sindicalista preferiu não comentar detalhes do programa de financiamento antes do anúncio oficial das medidas pelo governo.
Para Alexandre Guerra, do Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro, "o projeto do governo está sendo encaminhado de cima para baixo".
"Não adianta pensar em construir barcos se não há espaço para abrigar essas novas aquisições. Não fomos chamados para essas discussões. Fala-se em milhões de financiamento, mas para a infra-estrutura parece que não sobrará nada", afirmou Guerra.
O ministro José Fritsch, da Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca, declarou que todos os setores envolvidos com a pesca no país foram ouvidos durante a elaboração das metas determinadas pelo governo federal.

Texto Anterior: Plano de incentivo: Pesca deve ter crédito de R$ 2,3 bi até 2006
Próximo Texto: Os chineses estão chegando: China quer negócios "diretos" com o Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.