São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem todas as cidades terão troca de operadora com número igual

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

A possibilidade de manter o número telefônico quando trocar de operadora de telefonia fixa só será possível em cerca de 400 municípios brasileiros, de acordo com dados da Anatel.
Isso porque, somente nesses municípios existe mais de uma empresa autorizada ontem a prestar serviços de telefonia fixa, segundo informou o coordenador do Grupo de Implementação da Portabilidade Numérica, criado pela Anatel, Luiz Antônio Vale Moura.
A agência não tem dados precisos sobre qual parcela da população será beneficiada com a portabilidade, pois algumas empresas que receberam autorização da agência não instalaram suas redes em todo o município, ficando restritas a áreas mais rentáveis e a clientes corporativos.
Considerando que toda a população desses municípios seria atendida por redes de mais de uma empresa hoje, a portabilidade beneficiaria 50% dos brasileiros.
A Anatel realizará hoje uma audiência pública em Brasília para debater as regras de portabilidade, que deverão entrar em vigor a partir do segundo semestre de 2008 (18 meses após a publicação oficial do regulamento, prevista para janeiro de 2007). O assunto também será discutido em audiências no Rio (11 de outubro) e em Fortaleza (20 de outubro).
"Sem dúvida, a troca do número telefônico sempre foi uma barreira à competição. Isso agora vai acabar", disse Moura, ao comentar que a portabilidade numérica, disponível para os serviços de telefonia fixa e celular, deverá ampliar a competição, reduzir o preço dos serviços prestados e "inaugurar uma nova fase na relação usuário-empresa".
Segundo o técnico da agência, a regra vai "acirrar a competição", fazendo com que as empresas se esforcem para manter o cliente.
A experiência internacional mostra, segundo Moura, que a portabilidade deve promover uma migração de aproximadamente 10% dos clientes entre as operadoras, em média.


Texto Anterior: Adolescentes têm celular em cidade sem sinal
Próximo Texto: Portugal: Sonae terá restrições para comprar tele
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.