São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise faz indústria consumir menos energia, diz EPE

Setembro registra retração de 1,1% na demanda

DA SUCURSAL DO RIO

Termômetro do nível de atividade da economia, o consumo de energia no segmento industrial sentiu os efeitos da crise financeira global: em setembro, houve uma retração de 1,1% na comparação com agosto, segundo a estatal EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Foi o primeiro resultado mensal negativo em 2008.
Em relação a setembro de 2007, o consumo das indústrias se manteve em alta: 4,2%. Na média de todos os setores, a expansão foi de 4,8% na mesma base de comparação. No acumulado do ano, houve crescimento de 4,3%.
"Os reflexos da crise financeira ainda não se fizeram sentir em todo o mercado brasileiro de energia elétrica, embora já possam ser percebidos alguns sinais no setor industrial", diz a EPE, em relatório.
Para a EPE, os dados mostram "os primeiros sinais de arrefecimento do ritmo de produção industrial". Prova disso, diz a estatal, é a desaceleração do consumo fabril no acumulado deste ano -de pico de 5,6% de janeiro a abril para 4,6% de janeiro a setembro.
Segundo a EPE, foi registrada uma efetiva redução do consumo de energia em setembro. O desempenho mais fraco da indústria já fez a EPE revisar suas projeções para o consumo neste ano. Inicialmente, a previsão era fechar 2008 com uma expansão de 4,8%. O percentual foi reduzido para 3,8%.
Já o consumo residencial se manteve firme. Cresceu 4,9% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a expansão ficou em 5,3%.
O maior acesso à energia elétrica no Brasil impulsionou a demanda residencial, segundo a EPE. É que o número de novas ligações à rede elétrica cresce em ritmo superior à média histórica. Nos últimos 12 meses, o sistema contabilizou mais 1,930 milhão de consumidores residenciais.
Já no segmento comercial, o consumo subiu 6,8% em setembro. No acumulado do ano, o incremento ficou em 5,2%.
(PEDRO SOARES)



Texto Anterior: Termômetro: Consumo de energia pela indústria tem 1ª queda no ano
Próximo Texto: Gás: Bolívia retoma fornecimento a MT após ameaça de corte de energia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.