São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Setúbal comanda o segundo maior banco do país

da Reportagem Local

O Itaú surgiu em 1935, mas só se tornou o segundo maior banco brasileiro quarenta anos depois. Sua história começou com a compra da Companhia Ítalo Brasileira de Seguros Gerais pelo advogado Alfredo Egydio de Souza Aranha e três sócios, entre eles José Ermírio de Moraes (grupo Votorantim).
Só depois de dez anos é que foi criado o braço bancário da companhia, então chamado de Banco Federal de Crédito (BFC). O BFC era um dos negócios do advogado Alfredo Egydio, que também investia na indústria, como na empresa Duratex, especializada na produção de chapa de fibra de madeira prensada.
Até meados da década de 50, o BFC era um banco pequeno, o 150º colocado no ranking das maiores instituições financeiras. O BFC começou a ganhar maior importância dentro do grupo quando o sobrinho de Alfredo, o atual presidente do Conselho de Administração do Itaú, Olavo Setúbal, de 76 anos, começou a dirigir o banco.
Na época, algumas instituições financeiras ainda eram controladas até por fazendeiros. Formado pela Politécnica da USP, Olavo Setúbal contratou engenheiros para organizar as contas do banco. Ele também foi o primeiro a importar máquinas alemãs que calculavam saldos médios e juros, uma novidade na época.
Olavo se tornou o principal executivo do banco em 1965. Reforçou o banco por meio de fusões e aquisições. A primeira fusão foi com o banco Itaú. Mais três levaram o Itaú à segunda colocação do ranking de bancos, em 1975.
Em março de 1994, o conselho do Itaú elegeu um dos sete filhos de Olavo, Roberto Setúbal, hoje com 45 anos, presidente do banco. Olavo ainda preside o Conselho de Administração e atua nas decisões estratégicas do grupo.


Texto Anterior: Bradesco cresceu sob a batuta do "bancário" Amador Aguiar
Próximo Texto: Consumo: Venda da Montblanc exibe desigualdade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.