São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2003


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cera de carnaúba e erva-mate crescem no ano

DA SUCURSAL DO RIO

A pesquisa sobre a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura de 2002, divulgada ontem pelo IBGE, mostra que, entre os principais produtos de extração vegetal não-madeireira, destacaram-se, com produção maior do que em 2001, o açaí (7%), a erva-mate (26%) e a cera de carnaúba (22%).
O principal Estado produtor de erva-mate é o Paraná, com 48% do total nacional. Já o açaí vem quase totalmente do Pará (93%).
Segundo o IBGE, o segmento da silvicultura (plantio de florestas para múltiplos fins) ajudou com 52% da produção florestal do país (que somou R$ 5,967 bilhões), e o extrativismo vegetal, com 48%.
Os principais produtos do extrativismo e da silvicultura permanecem sendo a madeira em tora, a lenha e o carvão mineral, que juntos correspondem a 79% da produção florestal do país.
No biênio 2001/2002, houve uma queda de 4,4% na produção de carvão vegetal na silvicultura.
O principal produtor de carvão da silvicultura foi Minas Gerais, com 74% do total nacional em 2002. Já o carvão da extração vegetal teve sua produção concentrada no Pará e em Minas. (FC)


Texto Anterior: Previsão para 2004 é de safra 3,62% maior
Próximo Texto: Crédito: Grande empresa pode formar cooperativas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.