São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas pré-Natal cresceram 6%, diz Serasa

DA REPORTAGEM LOCAL

Crescimento moderado nas vendas ocorridas na semana prévia ao Natal faz com que os lojistas não tenham grandes motivos para comemorar o final de 2005. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Serasa, empresa especializada em análise do mercado de crédito. De acordo com os números, divulgados ontem, houve crescimento de 6% nas vendas em todo o país entre os dias 19 e 25. No mesmo período, em São Paulo, a expansão ficou em 3,5%.
Para Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa, o resultado teria sido melhor não fosse uma conjunção de fatores: juros altos, dificuldade de acesso ao crédito, melhora apenas discreta na oferta de empregos formais e recuperação de renda muito aquém do necessário para incrementar as compras.
Na avaliação de Almeida, além dos nós decorrentes da política econômica, o Brasil precisa inserir nos currículos escolares a disciplina de educação financeira.
O economista Guilherme Maia, da Tendências Consultoria, lembrou que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) ocorrida no terceiro trimestre influenciou o resultado. "O ano de 2005, como um todo, não foi ruim. Mas poderia ter sido bem melhor se o PIB tivesse colaborado ", disse Maia.


Texto Anterior: Finanças: Juros ao consumidor não caem com Selic
Próximo Texto: "Efeito mensalão" + Receita ortodoxa: Juro e crise seguram otimismo do consumidor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.