|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Vendas pré-Natal cresceram 6%, diz Serasa
DA REPORTAGEM LOCAL
Crescimento moderado nas
vendas ocorridas na semana prévia ao Natal faz com que os lojistas
não tenham grandes motivos para comemorar o final de 2005. A
conclusão é de uma pesquisa feita
pela Serasa, empresa especializada em análise do mercado de crédito. De acordo com os números,
divulgados ontem, houve crescimento de 6% nas vendas em todo
o país entre os dias 19 e 25. No
mesmo período, em São Paulo, a
expansão ficou em 3,5%.
Para Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa,
o resultado teria sido melhor não
fosse uma conjunção de fatores:
juros altos, dificuldade de acesso
ao crédito, melhora apenas discreta na oferta de empregos formais e recuperação de renda muito aquém do necessário para incrementar as compras.
Na avaliação de Almeida, além
dos nós decorrentes da política
econômica, o Brasil precisa inserir nos currículos escolares a disciplina de educação financeira.
O economista Guilherme Maia,
da Tendências Consultoria, lembrou que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) ocorrida no terceiro trimestre influenciou o resultado. "O ano de 2005, como
um todo, não foi ruim. Mas poderia ter sido bem melhor se o PIB
tivesse colaborado ", disse Maia.
Texto Anterior: Finanças: Juros ao consumidor não caem com Selic Próximo Texto: "Efeito mensalão" + Receita ortodoxa: Juro e crise seguram otimismo do consumidor Índice
|