São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rendimento do FGTS perde para a inflação

CAROLINA RANGEL
DO "AGORA"

O rendimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) neste ano deverá ser negativo, em relação à inflação oficial prevista pelo Banco Central para 2008.
A perda do trabalhador deverá ser de 1,58%, segundo cálculos do economista José Dutra Vieira Sobrinho, vice-presidente da OEB (Ordem dos Economistas do Brasil). Isso porque o rendimento do fundo foi de 4,52%. Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial, deverá fechar o ano em 6,2%, segundo último boletim do BC.
No ano passado, o rendimento do FGTS foi quase nulo, pois o ganho no ano foi de 4,49%, enquanto o IPCA de 2007 ficou em 4,46%.
O cálculo do rendimento do FGTS é feito da seguinte maneira: 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial). As perdas do fundo em relação à inflação fizeram com que o Instituto FGTS Fácil, com mais de 1 milhão de assinaturas, apresentasse no Congresso Nacional uma sugestão de mudar a TR pelo IPCA como parâmetro para a correção dos recursos. Se a mudança fosse aplicada neste ano, o rendimento do fundo seria de 9,2%.
A sugestão virou projeto de lei na semana passada na Câmara dos Deputados. Se for aprovado, terá de ser enviado ao Senado. Se passar, para começar a valer, a proposta terá de ser sancionada pelo presidente Lula.
Outra mudança proposta é a utilização de até 5% do saldo do FGTS para a compra de ações na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), o que pode garantir ao trabalhador uma rentabilidade maior.
Questionada sobre o rendimento baixo do fundo, a Caixa Econômica Federal informou que quem responde pelas regras é o Conselho Curador do FGTS. Para Maria Henriqueta Alves, assessora técnica do conselho, o projeto não vai passar. "Mudar o rendimento do fundo irá prejudicar o crédito da casa própria." O aumento no financiamento imobiliário com a alteração da TR também foi confirmado pela presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, em agosto deste ano.

Investimentos
Em tempos sombrios na Bovespa por conta da crise financeira internacional, muitos investidores optaram por aplicar na poupança, que oferece uma rentabilidade garantida e isenção de Imposto de Renda. Mas os poupadores tiveram um ganho de apenas 1,6% neste ano, em relação à inflação prevista para 2008.
A correção da poupança neste ano foi de 7,9%, de acordo com a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Um pouco maior do que a registrada no ano passado, de 7,7%, quando a inflação foi menor (de 4,46%).
Porém, entre os melhores investimentos de 2008 no segmento "mais seguro" estão os fundos de renda fixa. O rendimento médio acumulado no ano, até 22 de dezembro, foi de 12,5%. No ano passado, foi de 11,45%. Os dados são da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Potencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.