São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

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AUTOMÓVEIS
Empresa sueca deverá manter a exclusividade da marca para veículos comerciais
Ford compra a Volvo por US$ 6,45 bi

MARCELO DIEGO
de Nova York

A norte-americana Ford anunciou ontem a aquisição do setor de produção de carros da sueca AB Volvo, por US$ 6,45 bilhões.
A Ford é a segunda maior empresa do mundo, segundo ranking da revista "Fortune" -a General Motors é a primeira.
Os US$ 6,45 bilhões equivalem a 93% do lucro anual da Ford e a cerca de 20% das reservas cambiais do Brasil no momento.
Pelo acordo, a Ford incorpora os setores de produção da Volvo na Europa, além do direito de usar a marca em carros para passageiros (minivans e utilitários). A Volvo vai manter a exclusividade da marca para veículos comerciais e produtos não-automotivos.
"Nossa visão para o próximo século é a de a Ford se tornar a maior empresa do mundo no setor automotivo, e a aquisição da Volvo é um passo decisivo nesse sentido", disse o presidente da empresa, William Clay Ford Jr. Em comunicado à imprensa, a Volvo diz que o acordo permitirá à empresa se dedicar a outros projetos, como o desenvolvimento de aviões e de novas tecnologias para ônibus.
O negócio e a forma de pagamento ainda serão analisados pela direção da Volvo. A Ford pode quitar a dívida em dinheiro, já que dispõe de US$ 24 bilhões em caixa.
A Ford já havia adquirido a britânica Jaguar, em 89, e mantém parceria com a japonesa Mazda.
A Volvo vende cerca de 100 mil carros nos EUA por ano. Em todo o mundo, a empresa comercializou 400 mil veículos em 98. Sua principal concorrente é a também sueca Scania. A GM tem 50% das ações da Scania.
Segundo especialistas, as associações de empresas automobilísticas viraram necessidade vital. A Ford, por exemplo, tem condições de obter descontos de até 60% na compra de matéria-prima, permitindo o barateamento do produto e mantendo a competição.
Embora esteja querendo expandir os negócios, a Ford enfrenta dificuldades em mercados como o Brasil, onde está tendo que demitir empregados para diminuir a produção e os custos.



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