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AUTOMÓVEIS
Empresa sueca deverá manter a exclusividade da marca para veículos comerciais
Ford compra a Volvo por US$ 6,45 bi
MARCELO DIEGO
de Nova York
A norte-americana Ford anunciou ontem a aquisição do setor de
produção de carros da sueca AB
Volvo, por US$ 6,45 bilhões.
A Ford é a segunda maior empresa do mundo, segundo ranking da
revista "Fortune" -a General Motors é a primeira.
Os US$ 6,45 bilhões equivalem a
93% do lucro anual da Ford e a cerca de 20% das reservas cambiais do
Brasil no momento.
Pelo acordo, a Ford incorpora os
setores de produção da Volvo na
Europa, além do direito de usar a
marca em carros para passageiros
(minivans e utilitários). A Volvo
vai manter a exclusividade da marca para veículos comerciais e produtos não-automotivos.
"Nossa visão para o próximo século é a de a Ford se tornar a maior
empresa do mundo no setor automotivo, e a aquisição da Volvo é
um passo decisivo nesse sentido",
disse o presidente da empresa, William Clay Ford Jr. Em comunicado à imprensa, a Volvo diz que o
acordo permitirá à empresa se dedicar a outros projetos, como o desenvolvimento de aviões e de novas tecnologias para ônibus.
O negócio e a forma de pagamento ainda serão analisados pela direção da Volvo. A Ford pode quitar
a dívida em dinheiro, já que dispõe
de US$ 24 bilhões em caixa.
A Ford já havia adquirido a britânica Jaguar, em 89, e mantém parceria com a japonesa Mazda.
A Volvo vende cerca de 100 mil
carros nos EUA por ano. Em todo
o mundo, a empresa comercializou 400 mil veículos em 98. Sua
principal concorrente é a também
sueca Scania. A GM tem 50% das
ações da Scania.
Segundo especialistas, as associações de empresas automobilísticas viraram necessidade vital. A
Ford, por exemplo, tem condições
de obter descontos de até 60% na
compra de matéria-prima, permitindo o barateamento do produto
e mantendo a competição.
Embora esteja querendo expandir os negócios, a Ford enfrenta dificuldades em mercados como o
Brasil, onde está tendo que demitir
empregados para diminuir a produção e os custos.
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