São Paulo, segunda-feira, 29 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles pede hoje a Lula para deixar o BC

Presidente não deve impor sua vontade, que é mantê-lo

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pedirá hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para deixar o cargo a fim de concorrer nas eleições de outubro. Segundo a Folha apurou, Lula repetirá que prefere que ele fique, mas não imporá sua vontade.
Ou seja: a tendência é a saída. Nesse caso, o substituto mais provável é o atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini. A reportagem apurou, no entanto, que Lula ainda analisa a hipótese de optar por Luciano Coutinho, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Tombini seria um substituto para mandato-tampão até o final do atual governo. O desenvolvimentista Coutinho, não. Significaria uma sinalização de como seria o BC na hipótese de ser eleita como sucessora de Lula sua candidata, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Ao deixar o posto, Meirelles manteria abertas três possibilidades nas eleições. Ele alimenta o sonho de ser candidato a vice na chapa de Dilma. Também pode disputar o Senado por Goiás ou, menos provável, concorrer ao governo do Estado.
Também contribui para a saída de Meirelles a sinalização do Banco Central de que haverá aumento dos juros na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), nos dias 27 e 28 de abril.
O atual presidente do BC não gostaria de ser o pai de novo ciclo de alta dos juros justamente no ano eleitoral. A Selic está hoje em 8,75% ao ano.
Filiado ao PMDB, Meirelles já ouviu da cúpula do partido que o preferido da legenda para compor a chapa com Dilma é o presidente nacional da sigla, o deputado federal Michel Temer (SP). No entanto, Meirelles ainda pretende insistir.
Como o prazo para a oficialização das candidaturas é o final de junho, há tempo para Meirelles sonhar em ser vice.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Insinuante e Ricardo Eletro criam nova gigante do varejo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.