|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MERCADO
Pão de Açúcar vende mais e lucra menos
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Resultados apresentados ontem
pelo grupo Pão de Açúcar, a
maior empresa do setor supermercadista no país, mostram redução no lucro líquido e no lucro
operacional, mas elevação nas
vendas de janeiro a março, em relação a igual período de 2003.
Um dos detalhes interessantes
do balanço, no entanto, tem relação com o perfil da venda realizada -na comparação entre vendas de alimentos e itens não-alimentícios na rede.
Nas mesmas lojas que a empresa possuía no ano passado (exclui
inaugurações, que podem inflar o
resultados) houve queda de 1,8%
na venda de alimentos, mas um
aumento de 6% entre as mercadorias que não são alimentos
(têxteis, eletrônicos).
Isso pode ocorrer porque a base
de comparação desses itens não-alimentos é baixa. No ano passado a demanda por essas mercadorias despencou.
Cifras
A companhia informa que o lucro líquido no 1º trimestre somou
R$ 27,9 milhões, sendo que, nos
mesmos meses de 2003, o volume
alcançou R$ 40,6 milhões. Isso representa uma queda de 31,3%.
Em seu balancete trimestral, o
grupo lembra que ao excluir os
números da rede Sendas (comprada no ano passado) o lucro sobe e atinge R$ 36,5 milhões.
Mas ainda é inferior ao apurado
no ano passado.
O Pão de Açúcar é dono de diferentes cadeias: Extra, CompreBem Barateiro, Extra Eletro, Sendas e Pão de Açúcar.
As vendas líquidas somaram R$
3,4 bilhões de janeiro a março, um
resultado 10% além do verificado
em iguais meses de 2003.
Hoje, a Abras, a associação que
reúne os supermercadistas no
país, apresenta o ranking nacional do setor. A expectativa é que o
grupo continue à frente de seu arqui-rival, o Carrefour.
Texto Anterior: Conjuntura: Cresce intenção de contratar na indústria Próximo Texto: Vizinho no escuro: Argentina terá racionamento de luz Índice
|