São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para setor, regras são ultrapassadas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É praticamente consensual entre os representantes do terceiro setor: a legislação que regulamenta as organizações da sociedade civil está defasada. E não reflete a importância e o peso que elas adquiriram no Brasil nas últimas décadas, especialmente a partir dos anos 90. Como definiu recentemente em um evento a socióloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso, essa regulamentação se assemelha hoje a uma "colcha de retalhos", que tem como ponto de partida a antiga regulamentação das organizações de utilidade pública federal, datada de 1935.
As primeiras adaptações de peso na regulação do setor vieram com a chamada Lei das Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), em 1999, que tornou obrigatória a divulgação pública dos demonstrativos financeiros e do relatório de atividades de organizações que queiram se enquadrar na categoria. Nos anos seguintes, instrumentos de padronização na prestação de contas dessas organizações com o setor público reforçaram as exigências no sentido de maior transparência.


Texto Anterior: Sociais & CIA: Cresce cobrança por transparência de ONGs
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.