São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bridgestone reduz jornada e salário em 10% em Santo André

DA REPORTAGEM LOCAL

Os trabalhadores da fabricante de pneus Bridgestone em Santo André aprovaram ontem em assembleia a redução de jornada de trabalho e de salários em cerca de 10%. Em contrapartida, a empresa se compromete a não demitir por um período de seis meses.
Durante três meses, os 3.500 funcionários não trabalharão dez dias de forma alternada nos turnos -a redução é válida para o período de 30 de abril e 29 de julho. Os salários vão diminuir 10%, segundo a empresa, e até 12%, segundo o sindicato da categoria.
Representantes dos trabalhadores informam que a empresa já demitiu 328 funcionários desde janeiro, em razão das dificuldades enfrentadas pela crise. Segundo a companhia, mais de 1 milhão de pneus continuam estocados nos pátios da empresa no ABC paulista.
"Foi um passo importante para evitar demissões", afirma Simone Hosaka, diretora de recursos humanos da Bridgestone do Brasil.
"Já havíamos lançado mão de férias coletivas e de um plano de demissões voluntárias. Mas as medidas se revelaram insuficientes por conta das dimensões da crise econômica internacional. Foi uma decisão madura dos trabalhadores, que nos permite preservar empregos." (CR)

Texto Anterior: Construtoras e trabalhadores definem reajuste
Próximo Texto: Central pede verba a empresa que demitiu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.