São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Bolso cheio 1
As tarifas garantiram mais uma vez o bom desempenho dos setores de prestação de serviços públicos. Além de conseguirem significativo aumento de receita, conquistaram relevante crescimento no primeiro trimestre deste ano em comparação com outros setores, segundo levantamento realizado pela Austin Asis.

Bolso cheio 2
As fornecedoras de energia aumentaram em 123,2% o lucro, enquanto as operadoras de telefonia conseguiram melhora de 103,8%. Em outros setores públicos, onde estão incluídos o fornecimento de gás e água, o resultado chegou a crescer 341% em relação ao primeiro trimestre de 2001. A pesquisa foi feita com 186 empresas de capital aberto de 18 setores.

Incentivo
O Comitê de Investimentos da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP) prepara um programa para incentivar estrangeiros a investir no Brasil.

Sotaque francês
Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, secretário de Direito Econômico, embarca hoje para a França. Ele irá conhecer a experiência do Conselho da Concorrência Francês e participar do Comitê de Politica da Concorrência da OCDE.

Preparativos
A infra-estrutura de interligação das estações de radiobase da TIM no interior paulista já está pronta. A Vicom deixou tudo pronto para a operadora entrar com maior velocidade no mercado. Falta a Aneel liberar.

Na rota
A Infraero realiza hoje, no Rio, o Seminário Internacional de Proteção Ambiental em Aeroportos. O evento vai contar com a participação de especialistas de vários países.

No ar
A Air France divulga hoje os resultados do balanço do período de abril de 2001 a março passado. No Brasil, a participação da companhia no mercado de passagens internacionais cresceu 15%, com o total de 236,8 mil passageiros.

No chão de fábrica
Os terminais multimídia chegam aos 26 mil empregados da Volkswagen do Brasil. A partir de agora, o pessoal da linha de produção vai poder fazer suas compras de carros e simular financiamentos eletronicamente.

Torcida de aço
Os 560 empregados da Prátika Industrial, fabricante da lã de aço Assolan, irão parar durante os jogos do Brasil na Copa. E, melhor, não terão que compensar as horas não-trabalhadas. Trata-se de um prêmio da empresa para seus funcionários.

Encontro marcado
As entregas da unidade da Kaiser em Araraquara (SP) passarão a ser feitas com hora marcada. O novo sistema de gestão empresarial da Procwork estará, até o fim do ano, em todas as unidades de produção da cervejaria.

Terceiro setor
A Fundação Bunge acaba de lançar seu programa de voluntariado Comunidade Educativa. O programa vai investir na melhora do ensino público de primeiro grau, a princípio em São Paulo, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Recuperação

O crescimento do PIB do primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, de 1,34%, mostra que a recuperação da economia é mais forte do que se imaginava, na opinião do economista Paulo Levy, do Ipea. O próprio Ipea previa um resultado menor. Em razão desses números do IBGE, o Ipea, que recentemente baixou a estimativa de crescimento do PIB de 2,5% para 2% para este ano, deverá fazer uma nova revisão. O número deve ser maior.
Segundo Levy, os dados do IBGE mostram que a recuperação da economia no Brasil segue no mesmo ritmo que a dos Estados Unidos. A taxa de 1,34% de crescimento, se anualizada, indicaria uma expansão de 5,3% para este ano, a mesma sinalizada pelos Estados Unidos.

NO MERCADO

As ações preferenciais da Bradespar foram as que mais se desvalorizaram dentre as negociadas no Ibovespa ontem. Caíram 4,8%. Em seguida vieram os papéis da Embratel. Os ordinários caíram 4,2% e os preferenciais, 4%.

FRASE

"O número do IBGE não deixa dúvidas de que há uma recuperação em curso"


Paulo Levy, Ipea

NÚMEROS

R$ 154,63
Foi o preço da cesta básica ontem em São Paulo, com alta de 0,08%, segundo o Procon/Dieese.

4%
Foi a alta dos aluguéis em São Paulo nos últimos 12 meses, segundo a Hubert Assessoria Imobiliária.



Próximo Texto: Conjuntura: Economia surpreende e PIB piora pouco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.