São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interesse nacional será assegurado, afirma BNDES

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou ter a garantia de que "os interesses nacionais" estarão assegurados na compra pela empresa européia Arcelor da participação integral da Vale do Rio Doce (28,02%) no capital da Companhia Siderúrgica de Tubarão.
"O banco se sente tranqüilo, dado o peso da assinatura do presidente do Arcelor, de que os interesses nacionais serão defendidos de uma forma negociada entre o BNDES e os outros acionistas. O que vai ser essa negociação a história dirá. Mas o importante é que já houve a manifestação firme de que o BNDES seja protagonista importante e decisivo do processo", afirmou.
Lessa afirmou que está descartada a possibilidade de a empresa no Brasil tornar-se apenas um centro de custo da Arcelor européia. "Temos um compromisso escrito de que isso não ocorrerá."
Em novembro passado, o BNDES comprou, por R$ 1,5 bilhão, a participação de 8,5% do Investvale (clube de investimentos dos empregados da Vale) no capital da Valepar, holding controladora da Vale do Rio Doce.
Na ocasião, Lessa disse que a participação no capital da Vale era estratégica.


Texto Anterior: Negócios: Europeus assumem o comando da CST
Próximo Texto: Congresso: Para Mercadante, alterações na Lei de Falências serão votadas hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.