São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANCIAMENTO

Verba do ano cresceu

Pedido grande chega a conta-gotas, diz Lessa

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou que o banco não está recebendo pedidos de financiamentos para projetos industriais das grandes empresas, apesar da recuperação econômica.
"Tudo no BNDES está indo bem, menos grandes projetos, que têm chegado a conta-gotas."
Lessa, que esteve ontem no porto de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), a convite da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), afirmou que o BNDES apostou desde o início do ano que o país retomaria o crescimento. Por isso, propôs um orçamento para 2004 de R$ 47,3 bilhões, maior do que o executado no ano passado, de R$ 33,4 bilhões.
"Para executar [o orçamento] por inteiro, eu preciso de alguns grandes projetos", disse Lessa.
Para Lessa, as grandes empresas são mais cautelosas na definição de projetos industriais. "A grande empresa sempre olha qualquer reativação da economia se perguntando se é para valer mesmo antes de se mexer."
Outro motivo, segundo ele, é que segmentos da indústria estavam com margens expressivas de capacidade ociosa. Ele citou o caso da indústria de cimento.


Texto Anterior: Comércio: Para Fiesp, exportação reduz vulnerabilidade
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.