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Itaú revê parceria com o Pão de Açúcar
Instituição financeira acerta pagamento de R$ 550 mi para encerrar exclusividade em operações com o grupo varejista
Fim de acordo foi provocado pela fusão com o Unibanco, em 2008; o Itaú era parceiro único do grupo Pão de Açúcar e o Unibanco, do Walmart
DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO
O Itaú Unibanco pagou R$
550 milhões ao Grupo Pão de
Açúcar para excluir a obrigação
de exclusividade do banco com
a rede varejista, gerada por
conta da parceria que as duas
companhias têm na Financeira
Itaú CBD (FIC), criada em
meados de 2004. O pagamento
terá efeito imediato no resultado das duas empresas.
Está mantida e ainda foi
prorrogada, no entanto, a obrigação de exclusividade do Grupo Pão de Açúcar com a FIC.
Quando assinado, o acordo valia por 20 anos, até 2024, e agora será estendido por mais cinco anos, até 28 de agosto de
2029. Por esse adiamento, o
Itaú Unibanco pagou ainda
R$ 50 milhões ao grupo supermercadista.
O rompimento do contrato
de exclusividade foi provocado
pela fusão entre Itaú e Unibanco, no ano passado. O Itaú era
parceiro único do grupo Pão de
Açúcar e o Unibanco, do Walmart. Com a união entre as
duas instituições, as redes varejistas consideravam que havia
conflito de interesses.
A associação dos dois grupos
contempla as lojas de todos os
formatos e bandeiras operadas
ou detidas pelo Pão de Açúcar
direta ou indiretamente, incluindo supermercados, hipermercados, lojas de conveniência, lojas para comercialização
de eletroeletrônicos, lojas de
"atacarejo" (que atende o atacado, distribuidores e também
o varejo), postos de combustível, drogarias e comércio eletrônico.
O Grupo Pão de Açúcar tornou-se o maior varejista do país
após a compra do Ponto Frio
em junho. No primeiro semestre, registrou um avanço de
49,9% no lucro líquido, totalizando R$ 226,6 milhões. O grupo afirma que pretende investir
R$ 550 milhões no segundo semestre -entre janeiro e junho,
investiu R$ 193,2 milhões.
O Itaú Unibanco, por sua vez,
perdeu o posto de maior banco
do país em ativos para o Banco
do Brasil. No primeiro semestre, contabilizou um lucro de
R$ 4,586 bilhões -17,8% mais
do que no mesmo período do
ano passado.
Com o Valor Online
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