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AUTOMÓVEIS
Taxa para veículo de 1.000 a 2.000 cc cai a 15%
Governo reduz alíquota de IPI para carro médio; "popular" mantém 9%
JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo voltou a atender o
pedido das montadoras e reduziu
novamente as alíquotas do IPI
(Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros populares
e dos veículos médios. Essa foi a
segunda redução neste semestre.
A partir de sexta-feira, os carros
médios (entre 1.000 e 2.000 cilindradas) movidos a gasolina terão
a alíquota reduzida de 16% para
15%. Para carros de mesmo porte
com motor a álcool ou híbridos
(gasolina/álcool), a redução foi de
14% para 13%.
Para os carros "populares"
(1.000 cc) a gasolina, a Receita Federal manteve, em caráter definitivo, em 9% a alíquota do IPI. Em
julho, o governo tinha anunciado
a diminuição de 10% para 9%,
mas temporariamente.
A medida tinha validade somente até a próxima quinta-feira.
Depois desse prazo, a alíquota
voltaria a ser de 10%. Agora, o governo decidiu manter a redução
de forma definitiva.
Na redução anunciada em julho, a Receita também baixou a
alíquota dos carros populares a
álcool de 10% para 9%, mas já em
caráter permanente. Na ocasião, o
governo promoveu a primeira redução do IPI para carros médios a
gasolina, cuja alíquota caiu de
25% para 16% -e agora vai para
15%.
Para esses mesmos carros, mas
com motores movidos a álcool ou
mistos, a alíquota foi reduzida para 14% em julho. Com a mudança
de agora, vai para 13%.
O governo também alterou a
alíquota dos carros com motores
acima de 2.000 cilindradas a álcool. A alíquota passou de 25%
para 20%.
A Receita não soube estimar o
impacto da medida na arrecadação de impostos. Mas informou
que, depois da redução das alíquotas em julho, a arrecadação do
IPI de automóveis aumentou.
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