São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 2002

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AUTOMÓVEIS

Taxa para veículo de 1.000 a 2.000 cc cai a 15%

Governo reduz alíquota de IPI para carro médio; "popular" mantém 9%

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo voltou a atender o pedido das montadoras e reduziu novamente as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros populares e dos veículos médios. Essa foi a segunda redução neste semestre.
A partir de sexta-feira, os carros médios (entre 1.000 e 2.000 cilindradas) movidos a gasolina terão a alíquota reduzida de 16% para 15%. Para carros de mesmo porte com motor a álcool ou híbridos (gasolina/álcool), a redução foi de 14% para 13%.
Para os carros "populares" (1.000 cc) a gasolina, a Receita Federal manteve, em caráter definitivo, em 9% a alíquota do IPI. Em julho, o governo tinha anunciado a diminuição de 10% para 9%, mas temporariamente.
A medida tinha validade somente até a próxima quinta-feira. Depois desse prazo, a alíquota voltaria a ser de 10%. Agora, o governo decidiu manter a redução de forma definitiva.
Na redução anunciada em julho, a Receita também baixou a alíquota dos carros populares a álcool de 10% para 9%, mas já em caráter permanente. Na ocasião, o governo promoveu a primeira redução do IPI para carros médios a gasolina, cuja alíquota caiu de 25% para 16% -e agora vai para 15%.
Para esses mesmos carros, mas com motores movidos a álcool ou mistos, a alíquota foi reduzida para 14% em julho. Com a mudança de agora, vai para 13%.
O governo também alterou a alíquota dos carros com motores acima de 2.000 cilindradas a álcool. A alíquota passou de 25% para 20%.
A Receita não soube estimar o impacto da medida na arrecadação de impostos. Mas informou que, depois da redução das alíquotas em julho, a arrecadação do IPI de automóveis aumentou.


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