São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão do Copom hoje divide analistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Copom (Comitê de Política Monetária do BC) anuncia hoje, após o fechamento dos mercados, se mexe ou não nos juros básicos da economia, atualmente em 13,75% ao ano. A taxa está em alta desde abril, mas, com o agravamento da crise nas últimas semanas, aumentaram as dúvidas sobre a decisão a ser tomada pelo BC.
Em cada uma das duas últimas reuniões do Copom, a taxa Selic foi elevada em 0,75 ponto percentual. No último encontro, porém, a decisão não foi unânime: três dos oito membros da diretoria do BC votaram por um aumento de 0,5 ponto, mas prevaleceu a vontade da maioria.
Agora, analistas divergem sobre a possível resposta que o BC irá dar diante da crise internacional. Alguns defendem que, diante da escassez do crédito e da desaceleração da economia mundial, o Copom deveria optar pela manutenção dos juros.
Por outro lado, a recente alta do dólar pode pressionar a inflação, pois encarece os importados. Além disso, ainda não há indicadores claros de que a economia esteja sofrendo um desaquecimento muito forte, o que justificaria a preocupação do BC com o efeito que o nível de atividade pode ter sobre os preços.


Texto Anterior: Lula volta a atacar empresa "especuladora"
Próximo Texto: Serra diz que aumento da taxa de juros seria "despropósito"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.