UOL


São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa foi melhor aplicação do mês

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde 1999, os investidores não viam um mercado de ações tão rentável quanto tem sido neste ano. Pelo quinto mês, a Bolsa foi a aplicação de maior rentabilidade do mercado financeiro. No ano, a alta acumulada pela Bovespa está em 79,12%.
A Bovespa encerrou o mês de novembro com valorização acumulada de 12,24%, muito acima do ganho de qualquer outro tipo de investimento.
O dólar subiu 2,8% no mês, maior alta mensal desde julho. Mas para quem comprou dólares no último dia do ano passado, o prejuízo ainda é grande: no ano, a moeda dos EUA tem baixa acumulada de 16,87%
Para Michel Campanella, analista da corretora Socopa, "nada indica que a Bolsa vai começar a cair" neste momento. "Mas, para o pequeno investidor que não entrou na Bolsa até agora, o melhor é ficar de fora. O risco é muito elevado e não compensa, a não ser que o investidor esteja de olho no longo prazo."
Apesar dos sucessivos cortes nas taxas de juros, as aplicações que usam como parâmetro a Selic têm boa rentabilidade acumulada no ano. Os fundos DI -que seguem a variação das taxas dos negócios entre bancos- têm ganho médio acumulado no ano de 21,6%. Em novembro, o retorno ficou em 1,34%.
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) pagou para o grande investidor taxa média de 1,49% em novembro. (FV)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Comércio: Lula anuncia medidas para exportadores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.