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Mercado Aberto
Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br
Mantega confirma ida a Davos em janeiro
Em um forte sinal de que deve continuar no cargo no segundo mandato, o ministro da
Fazenda, Guido Mantega, confirmou sua participação no Fórum Econômico Mundial de
Davos, na Suíça, que acontece
de 24 a 27 de janeiro de 2007.
Mantega também está marcando para o dia 28, no caminho de
volta ao Brasil, um encontro
com investidores em Londres.
Mantega dificilmente teria
marcado esses dois compromissos sem antes consultar o
presidente Luiz Inácio Lula da
Silva, que também estará presente no Fórum de Davos. O
ministro da Fazenda confirmou com os organizadores o
convite para participar de dois
painéis durante o fórum, um
deles com o presidente Lula.
Mantega tem estado muito
próximo de Lula nos últimos
dias, durante a elaboração do
pacote econômico que está
sendo discutido para destravar
o crescimento da economia. Na
reunião da semana passada, antes de apresentar as propostas
do pacote, Mantega teve uma
reunião preliminar com Lula.
Ontem à tarde, os dois voltaram a se encontrar no Palácio
do Planalto para discutir medidas adicionais ao plano.
O objetivo de Mantega é fechar o pacote nas próximas
duas semanas, para poder
anunciá-lo, se possível, até o dia
15 de dezembro. Uma nova reunião da equipe econômica já foi
marcada para o início da próxima semana.
Muitas medidas já foram fechadas com Lula e até estão
sendo anunciadas pelo governo, como a de excluir do cálculo
do superávit primário os recursos aplicados no PPI (Programa Piloto de Investimento). A
decisão abre brecha para o governo aumentar os investimentos sem correr o risco de não
conseguir cumprir a meta de
superávit primário.
Também está praticamente
acertada a permanência de
Henrique Meirelles na presidência do Banco Central, o que
não significa que não haverá
mudanças na diretoria. O diretor de Política Monetária,
Afonso Bevilaqua, deverá mesmo sair. O governo quer que o
BC mantenha o ritmo atual de
corte de juros.
FALE CONOSCO
Mais da metade dos internautas brasileiros (60%) usa
canais "fale conosco" de sites de empresas quando querem se comunicar, segundo pesquisa do Instituto Qualibest. No entanto, apenas 46% estão satisfeitos com a agilidade das repostas por e-mail. Com base nesses resultados, a Vem Cá Serviços desenvolveu o NeoAssist, software
de CRM que automatiza o processo de respostas das mensagens recebidas pelas empresas. "Em 75% dos casos conseguimos automatizar as respostas", diz Roy Nasser, presidente de tecnologia e operações. Na cartela de clientes
estão empresas como Nike, C&A e Americanas.com.
Paris ganha "concorrente" da torre Eiffel
Em seis anos, um dos
maiores cartões postais de
Paris, a torre Eiffel, terá um
concorrente à altura. Está
marcada para o ano de 2012
a inauguração do novo ícone
da cidade, batizado de "Le
Phare" (o farol, em português). A torre será localizada
em La Defense, região oeste
da cidade, onde estão concentradas as principais instituições financeiras da
França.
Com 300 m de altura e design futurista e assimétrico,
a torre é apenas 20 m mais
baixa que a projetada por
Gustav Eiffel em 1889.
Foi projetada pelo arquiteto norte-americano Thom
Mayne, sob encomenda do
grupo francês Unibail, de investimentos em propriedades. A empresa queria que o
projeto representasse uma
"ruptura definitiva" com a
tradição e servisse como
símbolo do desenvolvimento sustentável.
LONGEVIDADE
Para comemorar seus 25 anos, a Bradesco Vida e Previdência, realiza, amanhã, o Fórum da Longevidade, no hotel Unique, em São Paulo. O evento terá a participação do presidente
da Bradesco Seguros e Previdência, Luiz Carlos Trabuco Cappi,
e do presidente da Bradesco Vida e Previdência, Marco Antonio Rossi. Na ocasião, serão abordados aspectos da longevidade
como avanços da geriatria e impactos da aposentadoria. Também estarão presentes o economista Eduardo Giannetti e Alexandre Kalache, chefe do programa de envelhecimento e saúde
da OMS (Organização Mundial da Saúde).
RECORDE NATALINO
O mercado brasileiro de cartões de crédito deve registrar em
dezembro o maior faturamento mensal da história, segundo estudo a ser divulgado hoje pelo Banco Itaú. Impulsionado pelo
Natal, a indústria de cartões deve registrar um total de transações de R$ 18,1 bilhões, 25,3% a mais do que em dezembro de
2005. O período entre os dias 18 e 24 será responsável por 28,9%
das compras. O tíquete médio de compras das mulheres será de
R$ 104, enquanto dos homens de R$ 103. Nos demais meses do
ano, o tíquete médio dos homens é de R$ 89, e das consumidoras,
de R$ 83. O Natal motiva as mulheres a aumentar o valor médio
de suas compras em 26%, enquanto o dos homens em 16%.
LINHA OCUPADA
O negócio entre a Claro e a
TIM emperrou. Os italianos
consideraram baixa a proposta dos mexicanos. A Brasil Telecom corre por fora.
SALA DE AULA
Fernando Pimentel, presidente da Abrapp (entidade
dos fundos de pensão),
anuncia hoje a criação da
Universidade da Abrapp. A
idéia é de formar gente especializada na área atuarial.
PARA INGLÊS VER
O Brazilian Day, que acontece hoje em Londres, dará
continuidade à difusão do
setor brasileiro de Venture
Capital & Private Equity no
exterior. Será realizado o segundo Roadshow Internacional promovido pela parceria entre a ABVCAP e a
ABDI. O objetivo é apresentar o ambiente brasileiro de
investimento e facilitar a tomada de decisão do investidor estrangeiro em relação
às oportunidades no país.
ALTA COTAÇÃO
Sérgio Rosa, presidente da
Previ (fundo de pensão dos
funcionários do Banco do
Brasil), desconversa quando
é perguntado sobre a possibilidade de presidir o Banco
do Brasil, algo que vem sendo cogitado nos bastidores
do governo. "Banco? Que
banco? Só sou presidente do
Banco Imobiliário quando a
turma lá de casa resolve jogar." Rosa participa do 27º
Congresso de Fundos de
Pensão, em Curitiba.
MAQUINÁRIO
A Abimaq lança, sexta-feira, o livro "A História das
Máquinas", para comemorar os 70 anos da entidade. A
edição descreve o desenvolvimento das máquinas desde a época do vapor.
TECLE-PIZZA
A Pizza Hut SP vai lançar
um serviço de delivery on-line. Hoje, seu delivery movimenta R$ 3,5 milhões por
ano. A meta é fazer com que
o delivery represente 30%
do faturamento.
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