São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENDAS


Nos EUA, volta a cair a confiança do consumidor




Os consumidores norte-americanos estão menos confiantes e isso pode ser um sinal de que eles tendem a reduzir seus gastos nos próximos meses. O índice de confiança dos consumidores caiu pelo terceiro mês, chegando a 128,3, o menor nível em dois anos.
A evolução das expectativas dos consumidores é acompanhada de perto por analistas, já que os gastos com consumo correspondem a dois terços do PIB dos EUA. Quanto menos confiantes a respeito do futuro, mais eles reduzem seus gastos no presente.
A queda contínua do índice já é apontada por alguns analistas como uma evidência de que a economia norte-americana pode enfrentar uma "aterrissagem aos solavancos", enfrentando o risco de um período recessivo.
Mesmo com a queda de confiança, as baixas taxas de juros das hipotecas garantiram, em novembro, aumento de 4,4% nas vendas de imóveis usados.
O mercado imobiliário tem sido apontado pelos analistas como um dos setores que ainda não foram arranhados pela desaceleração econômica.











Texto Anterior: Panorâmica - Socorro: Turquia recebe US$ 2,8 bi do pacote do FMI
Próximo Texto: Previdência privada: Propaganda de banco engana, diz Receita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.