São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO

Petrobras anuncia que Papa-Terra tem de 700 milhões a 1 bilhão de barris

Campo tem 10% de reserva da Petrobras

DA SUCURSAL DO RIO

As reservas de óleo estimadas do novo campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos (RJ), equivalem a cerca de 10% das reservas nacionais provadas de óleo e gás da Petrobras. A viabilidade comercial do campo, considerado "gigante", foi anunciada anteontem.
No fim do ano passado, a Petrobras registrou 11,8 bilhões de barris em reservas de óleo e gás. O potencial de volume recuperável estimado no campo de Papa-Terra varia de 700 milhões a 1 bilhão de barris de óleo equivalente, segundo nota da Petrobras.
O óleo encontrado, entretanto, tem de 14 a 17 API, densidade considerada pesada, o que encarece a extração e o refino.
O novo campo fica no Plano de Avaliação do antigo bloco BC-20, ao sul da Bacia de Campos. O poço descobridor se encontra a 1.200 m de lâmina d'água (distância entre a superfície e o fundo do mar).
A área é operada pela Petrobras, que detém 62,5% da concessão adquirida em 1998, em consórcio com a Chevron -que participa com 37,5% dos investimentos.
O campo, descoberto em 2003, resultou da perfuração de cinco poços, além do pioneiro. Além disso, foram feitos 30 mil quilômetros de linhas sísmicas.
A expectativa da Petrobras é de que o novo campo comece a produzir no fim de 2011, "dando uma contribuição importante para a produção brasileira de óleo e gás", de acordo com nota da empresa.
No próximo ano, a estimativa é que o país atinja a auto-suficiência na produção de petróleo, o que permitiria um maior controle sobre os preços dos combustíveis, influenciados por oscilações internacionais.
A produção da Petrobras está em cerca de 1,7 milhão de barris diários, a maior parte, 1,4 milhão, concentrada na Bacia de Campos, considerada madura. Na área, estão ativos os campos de Roncador, Albacora Leste, Albacora, Marlim, Marlim Leste, Marlim Sul, Barracuda & Caratinga e Espadarte, entre outros. A bacia tem 21 poços exploratórios e 12 em desenvolvimento. O Estado do Rio responde por cerca de 80% da produção nacional de petróleo.
A descoberta anterior da Petrobras, de óleo leve e gás no campo de fazenda Palmeira, na bacia do Recôncavo (BA), foi anunciada em novembro. Segundo a empresa, o "petróleo é de excelente qualidade". A reserva terrestre fica no município de Esplanada, a 170 quilômetros de Salvador.
De acordo com a Petrobras, a descoberta é semelhante à que ocorreu em 2004, no campo de Jandaia, que fica no mesmo bloco exploratório e de onde são extraídos 2.400 barris de óleo por dia.
No ano que vem, deve ser realizada a oitava rodada de licitação da ANP (Agência Nacional do Petróleo), entre setembro e novembro, quando serão oferecidas novas áreas para concessão de exploração e produção. A bacia de Santos é considerada a região mais promissora.


Texto Anterior: Crise no ar: Varig paga parcela de dívida de aeronaves
Próximo Texto: Luís Nassif
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.