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Embraer estuda lançamento de avião maior
Jato teria mais de 122 assentos, tamanho máximo fabricado na empresa hoje, mas não competiria com Boeing e Airbus
Principal concorrente da Embraer, a Bombardier espera para 2013 as primeiras encomendas de nova família de jatos com até 145 assentos
FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Embraer estuda o desenvolvimento de uma nova aeronave que passaria a ser a maior
já produzida pela empresa.
Chamado dentro da fábrica de
195-X, o jato seria uma versão
alongada do modelo 195, topo
da linha de aviões comerciais
da Embraer, com 122 assentos.
O vice-presidente-executivo
para o mercado de aviação comercial da Embraer, Mauro
Kern, confirmou a informação.
Segundo ele, o jato, se for produzido, vai atender aos clientes
a partir de 2015 ou 2016.
"A Embraer está continuamente avaliando novas tecnologias e possibilidades de novos
produtos. E temos algumas
frentes de estudo hoje olhando
para o futuro, que visam o mercado para a segunda metade
desta década. Dentre esses estudos, um avião um pouquinho
maior do que o 195 é um deles",
afirmou o executivo.
Kern negou, no entanto, que
a empresa tenha pretensão de
concorrer com a gigante norte-americana Boeing e com a francesa Airbus, que produzem
aviões com cerca de 150 assentos ou mais.
"Não se trata de termos um
plano para enfrentar diretamente a Boeing e a Airbus. Não
é isso. É simplesmente aumentar a nossa competitividade
com a família de produtos que
nós já temos", disse Kern.
A canadense Bombardier,
principal concorrente da Embraer, deve começar a entregar
dentro de três anos as primeiras encomendas feitas para a
sua nova família de jatos, chamada de C-Series. Os dois modelos oferecidos (CS100 e
CS300) têm capacidade para
acomodar entre 100 e 145 assentos.
Um executivo da Embraer
disse, com a condição de que
seu nome não fosse revelado,
que a empresa está de olho no
mercado de substituição de aeronaves antigas na faixa de até
150 assentos. Entre os modelos
que se encaixam nessa categoria estão os da família MD-80.
Segundo esse executivo, a
Embraer mantém conversações com diversas empresas aéreas que operam aviões um
pouco maiores que o 195, entre
elas United Airlines, American
Airlines e Lufthansa. Essas
conversas têm o objetivo de
identificar que tamanho de
avião pode interessar a essas
empresas e o potencial de vendas de uma versão maior do que
o modelo 195.
Em 2009, a Embraer entregou 244 aeronaves, marca recorde na história da companhia. Em 2008, a fabricante
brasileira havia entregue 204.
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