São Paulo, terça-feira, 30 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BNDES terá guias setoriais para analisar projetos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está desenvolvendo guias de procedimentos socioambientais setoriais para orientar a análise dos projetos financiados pelo banco, inclusive os indiretos (repassados pelo sistema financeiro), voltados para projetos de menor porte, que demandam empréstimos de menor valor.
O banco já utiliza guias de procedimentos ambientais, mas sem fazer uma distinção específica por cada setor (como pecuária, energia etc.).
A ideia, segundo o chefe do departamento de Meio Ambiente do BNDES, Marcio Macedo Costa, é reunir um conjunto de orientações específicas para cada setor na análise dos critérios socioambientais dos projetos, que também servirão como base para as diretrizes setoriais da instituição.
Neste ano, segundo Costa, deverão ficar prontos os guias para setores como pecuária, soja, açúcar e álcool e geração e transmissão de energia elétrica, entre outros segmentos.
O projeto inteiro, considerado prioritário pela direção do banco de fomento, deverá ficar pronto em aproximadamente três anos.
"Vivemos um momento especial no sistema financeiro no que se refere à evolução das políticas internas de avaliação de risco de crédito com critérios socioambientais. É uma tendência que veio para ficar", afirmou Macedo à Folha.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Breves
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.