São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

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Companhia de CD e DVD vai montar fábrica de motos

Microservice, líder na produção de discos na América Latina, cria unidade de negócios voltada às classes C e D

Montadora na Zona Franca de Manaus contará com 15 mil metros quadrados de área construída e vai exigir investimento de R$ 30 mi


Divulgação
Hemsi, da Microservice, com modelos da marca Iros Motos que serão montados na Zona Franca

JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

Nada de Blu-ray. Na mira da Microservice -maior fabricante de CDs e DVDs na América Latina, com faturamento de R$ 450 milhões-, está um novo ramo de atividade: o das motocicletas. Ontem, a companhia teve aprovado pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) o seu projeto para a construção de uma fábrica de motocicletas. O nome da marca: Iros Motos.
Para pilotar o negócio, Isaac Hemsi, dono da Microservice, contratou o executivo Ricardo Pellegrini, que já passou pela Suzuki e Sundown. O investimento, de R$ 30 milhões, prevê uma fábrica de 15 mil metros quadrados de área construída com capacidade para a produção de 20 mil unidades por ano.
"Foi uma opção. Queremos avaliar melhor esse mercado antes de pisar fundo na produção", diz Hemsi.
À primeira vista, a diversificação da Microservice pode parecer estranha. Afinal, o esperado seria um investimento em uma linha de produção destinada ao Blu-ray, a tecnologia que desbancou o HD DVD como padrão de imagem de filmes da próxima geração.
"Mas o mercado na América Latina ainda vai levar uns dois anos para começar a levar em consideração essa possibilidade", diz Hemsi. Além disso, os investimentos para adaptar a atual linha de produção de DVDs para a de Blu-ray seriam milionários.
Em contrapartida, Hemsi acredita que esse é um bom momento para a indústria de bens duráveis, especialmente a de motocicletas. "Esse mercado cresceu 27% no ano passado, chegando a 1,8 milhão de motocicletas vendidas." Para ter idéia do potencial desse mercado, quatro dos projetos aprovados pela Suframa prevêem a construção ou ampliação de fábricas de motocicletas.
Para os executivos da Microservice, que estudam novas possibilidades de negócios, dois fatores foram definitivos para a entrada nesse segmento.
Um deles foi o crescimento da renda nas classes C e D, que já almejam um veículo. "Entre um carro e uma motocicleta, eles ficarão com a segunda opção devido ao preço."
Além disso, com a maior oferta de crédito, a compra de uma motocicleta se ajusta melhor ao bolso desses consumidores. "Já estamos fechando modelos de financiamento com a rede de revendas."
Da Microservice, a Iros Motos usará a rede de distribuição, que consegue levar mercadorias a mais de 8.000 pontos-de-venda no país. "Por isso, os principais estúdios e gravadoras decidiram colocar sua distribuição em nossas mãos."
No início, a Iros Motos colocará no mercado sete modelos de motocicletas. Eles vão desde scooters (motocicletas com apoio para os pés) de 100 cilindradas até motos de 125 cilindradas. "Futuramente, vamos oferecer modelos potentes."
Para fabricar, a Microservice firmou parceria com duas fabricantes chinesas que utilizam tecnologia européia e adaptou o design de acordo com o gosto dos brasileiros. As estimativas são otimistas, com taxas de crescimento nas vendas entre 7% e 10% ao ano.


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