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Volks anuncia recall de 123 mil veículos
Uma das maiores ações do tipo quer evitar aquecimento do motor e dano no filtro de ar dos modelos Fox, Gol e Kombi
Montadora convoca donos
de veículos a comparecer a autorizadas para instalar
nova versão de software
que centraliza funções
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
A Volkswagen anunciou ontem um dos maiores recalls já
realizados no Brasil -no total,
são 123 mil veículos modelos
Kombi, Fox e Gol. No caso deste último, para ter uma idéia da
dimensão do caso, quase 70%
da frota 1.0 de 2006 está no recall, segundo analistas.
De acordo com a montadora,
é necessário instalar nesses veículos uma nova versão de um
software para corrigir defeitos
que podem levar ao aquecimento excessivo do motor (nos
casos do Fox e da Kombi) ou
dano no filtro de ar do motor do
carro (no caso do Gol).
Esses problemas não causam
risco à segurança dos consumidores, mas podem danificar os
veículos, informou a empresa,
que enviará cartas aos donos
dos veículos envolvidos alertando sobre o recall (veja números de série abaixo).
A reprogramação da central
eletrônica dos veículos, onde
está um chip que comanda as
funções do carro, deve levar no
máximo uma hora, de acordo
com especialistas do setor.
No caso do Gol 1.0 2006, essa
versão corrigida do software terá de ser instalada em 52,2 mil
unidades, aproximadamente
67% dos carros desse modelo
lançados no país desde novembro do ano passado, segundo
cálculos de Cláudio De Simone,
da Agência Autoinforme.
Para chegar a esse número,
ele estimou a quantidade de
veículos Gol 1.0 vendidos de
novembro de 2005 (a linha
2006 foi lançada no final de outubro) a abril deste ano, ou seja,
77,4 mil. Cerca de 85% das vendas do Gol -o carro mais vendido do país- é de 1.0.
Os números também são expressivos nos casos dos Fox 1.0
2005 e 2006 (63,5 mil unidades
no total entraram no recall) e
da Kombi 1.4 2006 (7.200 unidades). Para ter uma idéia, de
janeiro a abril deste ano foram
vendidos 6.174 veículos Kombi
e 35.767 Fox.
"Os números do recall são
surpreendentes. São três linhas
de carros e muitas unidades",
diz Vitor Meizikas Filho, analista da consultoria Molicar.
Outras montadoras anunciaram recalls recentemente. No
mês passado, a Ford informou
que os proprietários dos veículos Ford Focus 2004
(4J320123 a 4J373281) e 2005
(5J371774 a 5J432059) devem
procurar as concessionárias da
montadora para substituir o tubo de vácuo do freio.
Já a GM informou, no mês
passado, que abriria a substituição da alavanca do freio de
estacionamento dos veículos
Classic (6B195065 a 6B211803
ou 6R124446 a 6R129397) e
Celta (6G181026 a 6G195728
ou 7G100041 a 7G106411).
"As montadoras temem os
custos financeiros e para sua
imagem de ter que ressarcir os
consumidores no futuro. É positivo haver esse tipo de ação",
afirma De Simone. "O pior é a
montadora esperar o cliente reclamar", concorda Meizikas.
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