São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
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INTERNET
Provedor faz parceria para girar US$ 200 mi na AL
AOL estréia no país com site "provisório"

CLÁUDIA GURFINKEL
free-lance para a Folha

O provedor AOL estreou ontem um site "provisório" no Brasil (America Online). É o primeiro passo da empresa no país -o site com serviços completos deve entrar no ar no fim do ano.
Com sede em São Paulo, a AOL Brasil tem 30 funcionários contratados até o momento.
"Até o final do ano pretendemos chegar a 50 pessoas, sem contar com o atendimento ao assinante", diz Charles Herington, presidente da AOL na América Latina. Segundo ele, o investimento total da joint venture da AOL com o Grupo Cisneros na América Latina (Brasil, Argentina e México) será de US$ 200 milhões.
Por enquanto o site conta com algumas notas, textos traduzidos, links para sites brasileiros e correio eletrônico gratuito.
Em agosto, a versão 4.0 do software da AOL Brasil, em português, começa a ser distribuída no site, para testes (a versão 5.0, em uso nos EUA, ainda não tem tradução). "Esperamos ter milhares de usuários enquanto fazemos o site", diz Francisco Loureiro, presidente da AOL Brasil. Segundo ele, a versão 5.0 do software chega ao Brasil em maio de 2000.
A meta do número de assinantes e o preço das assinaturas não foram revelados. Mas, segundo Loureiro, a distribuição do software será feita de maneira "bem agressiva", com campanha publicitária e vendas de kit de acesso em supermercados, por exemplo.
A AOL Brasil se associou ao fornecedor de infra-estrutura Netstream por três anos. A empresa procura parceiros de conteúdo.
A AOL Brasil é uma subsidiária da AOL Latin America, uma associação entre a America Online e o grupo venezuelano Cisneros.

Litígio
A America Online, maior provedor de acesso à Internet do mundo, com 18 milhões de usuários, está disputando na Justiça o domínio "aol.com.br" com a América On Line Telecomunicações, provedor de acesso de Curitiba (PR).
"Nós já usamos essa nomenclatura (br.aol.com) em outros países, como no Japão, por exemplo", diz Herington. "Mas acreditamos que uma empresa não pode ter aol no domínio, pois é uma marca registrada."


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