UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

ENERGIA

Distribuição de gás de cozinha pode ser liberada para incentivar competição
O governo deve divulgar, até a semana que vem, portaria para desregulamentar o mercado de distribuição de gás de cozinha e incentivar a competição. O objetivo é tentar reduzir o preço do botijão de 13 quilos. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), desde dezembro de 2001, quando foi retirado o subsídio, o preço do botijão já subiu 50%, em São Paulo.
Ontem, a secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, se reuniu com representantes da Angás (Associação Nacional dos Distribuidores de GLP) para discutir alternativas para redução de preço.
De acordo com Demétrio Augusto Zacharias, presidente da associação, o preço do botijão poderia cair cerca de 6% caso fosse permitido que os botijões fossem enchidos em qualquer distribuidora. Os revendedores também pedem o direito de comprar gás de qualquer distribuidora, em vez de serem clientes de uma única empresa.
Zacharias explicou que os botijões têm que fazer "turismo" entre uma distribuidora e outra, até voltar à distribuidora de origem, único local onde podem ser enchidos novamente.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Bancos: Lucro do Santander cresce 8%
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.