São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PREÇOS

Inflação deste mês medida pelo IGP-M é a maior em dois anos, diz a FGV
A alta do dólar, a entressafra e, em menor proporção, os preços administrados ou monitorados foram os principais responsáveis pela inflação de 2,32% neste mês medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).
Foi o maior IGP-M desde os 2,39% de agosto de 2000. O índice deste mês ficou 0,37 ponto percentual acima do 1,95% de julho. O pão francês, com alta de 8,45%, foi o maior responsável pela alta dos preços no varejo.
Nos oito primeiros meses deste ano o índice, calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), acumula alta de 7,95%. Em 12 meses, a alta acumulada é de 11,01%. Dos três índices que compõem o IGP-M, o IPA (Índice de Preços por Atacado) foi o principal responsável pela alta, com 3,20% (2,66% em julho). Foi a maior variação do IPA, que responde por 60% do IGP-M, desde novembro de 99 (3,26%).
No varejo, os preços medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiram 0,91% (0,90% em julho). Apesar da pequena diferença (0,01 ponto), chama a atenção a alta de 1,75% dos alimentos. Eles haviam aumentado apenas 0,41% no mês passado. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Transportes: Caminhoneiros não conseguem redução no preço do óleo diesel
Próximo Texto: Mercado ambulante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.