UOL


São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

MP era questão de emergência, diz ministro

DA FOLHA ONLINE

A liberação do plantio e comercialização de soja transgênica para a próxima safra era uma questão emergencial, que evitou uma desobediência civil por parte dos produtores brasileiros. Essa é a avaliação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Segundo ele, o governo não teria como fiscalizar toda a produção da próxima safra, já que os agricultores não tinham outra opção a não ser utilizar a soja modificada.
"Tínhamos uma questão emergencial pela frente e não havia como fugir da realidade. A expectativa era de uma desobediência civil. Os produtores iriam plantar premidos por questões econômicas", afirmou o ministro ontem em São Paulo.
Na semana passada, o governo publicou uma medida provisória para tentar regularizar o plantio da próxima safra de soja, já que os produtores, principalmente do Rio Grande do Sul, afirmavam que não haveria sementes convencionais para todos.


Texto Anterior: Especialistas vêem confirmação de monopólio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.