São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-M acelera com variação do preço da soja

DA REDAÇÃO

Após deflação de 0,32% no mês passado, o IGP-M (Índice Geral de Preços -Mercado) voltou a acelerar em setembro (0,11%) principalmente por causa da soja em grão.
A commodity tem o maior peso (5,05%) no IPA (Índice de Preços por Atacado), que variou 0,04% em setembro, contra queda de 0,74% em agosto. Os preços da soja puxaram essa aceleração, passando de uma deflação de 13,32% para 0,08%.
Flávio França Júnior, analista da consultoria Safras & Mercado, explica que os preços internacionais estão em baixa por causa da crise no mercado financeiro. A mesma turbulência, no entanto, elevou a cotação do dólar frente ao real, o que anulou esse efeito no valor negociado internamente.
Segundo André Braz, economista da FGV, a disparada da moeda americana teve pouca influência no IGP-M de setembro, mas pode afetar mais commodities nos próximos meses e pressionar o índice, que acumula alta de 12,31% em 12 meses.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou queda de 0,06%, puxado pelo grupo alimentação (-1,04%) -retração mais acentuada desde junho de 2006. (TATIANA RESENDE)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: 30% da renda é usada para pagar dívidas, diz BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.