UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desobediência civil cresce no país, diz Alencar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Citando a polêmica em torno da liberação do plantio de soja transgênica, o vice-presidente José Alencar disse ontem na Câmara dos Deputados que a "desobediência civil cresce a cada dia no Brasil".
"O país não pode, de forma alguma, aceitar que se desobedeça a legislação. Fora da lei não há salvação. (...) Estamos assistindo a muitas atividades fora-da-lei no Brasil, contrabandos, descaminhos (...), por aí, e outras coisas mais", disse.
O vice havia sido escalado pelo governo para, durante viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinar a medida provisória que liberou o comércio da soja geneticamente modificada na safra que começou a ser plantada neste mês.
Alencar afirmou que ouviu os argumentos pró e contra a questão, antes da assinatura, e que a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que era contra a liberação e saiu desgastada do episódio, teria ditado texto que foi incluído na MP editada.
"Aquela assinatura foi consciente, ela [a MP] colocou em seu bojo texto do Ministério do Meio Ambiente ditado pela ministra do Meio Ambiente. Foi aprovado e incluído no texto", afirmou o vice-presidente.
Alencar afirmou ainda ser contra uma eventual proposta de plebiscito para que a população defina se o país deve ou não ingressar na Alca (Área de Livre Comércio das Américas).


Texto Anterior: Poder da CTNBio divide especialistas
Próximo Texto: MT afirma que destruirá lavouras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.